A prática declarada foi concebida para o aprimoramento dos conceitos de coordenadas geográficas e fusos horários na Educação Básica, em 6 (seis) turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Campus I, em Belo Horizonte – MG, na disciplina Geografia. O desafio colocado para cada aluno foi construir um globo de papel com a técnica japonesa conhecida como origami arquitetônico (nomeada também como kirigami), reforçando a aprendizagem realizada anteriormente e averiguada por meio de uma avaliação diagnóstica das conceituaçãoes básicas da cartografia escolar. Para a sua feitura houve, igualmente, o desenvolvimento de outras habilidades dos alunos, como a coordenação motora fina, a capacidade de concentração/foco, paciência, trabalhando-se o potencial do origami arquitetônico como ferramenta didática-pedagógica no ensino, estimulando-se os alunos – cognitivante – a realizarem vinculações entre seus conhecimentos geográficos pregressos, as argumentações em sala de aula e as conclusões derivadas do fazer individual no decurso da práxis. Outrossim, o globo uma vez terminado, passa a ser um material didático particularizado e de valor para cada aluno, além do fato de no próprio cartão existir um exercício acoplado a ele. Articulou-se nessa atividade a motivação (desafio), o lúdico, o artístico, o cognitivo e o reforço dos tópicos propostos, auxiliando a formação global do aluno e constatando o origami arquitetônico como um material potencialmente significativo no ensino da Geografia, no contexto relatado.