Este artigo procurou averiguar a educação sexual de alunos do ensino médio. Os principais autores que embasaram esse artigo foram: Camargo e Ribeiro (1999), Nunes (1987) e Louro (2004) que trazem, no primeiro momento, os conceitos sobre a educação e a sexualidade. Igualmente foram consultados Guimarães (1995) e Figueiró (2006) que discorrem sobre a educação sexual nas escolas. Teve como objetivo investigar se os estudantes do ensino médio conheciam métodos contraceptivos e de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, se tiveram aulas de Educação Sexual (ES) em um dos segmentos estudados. O estudo se deu a partir de uma pesquisa de campo com método qualitativo, mediado por oficinas pedagógicas na qual contemplavam a temática da ES; participaram dessa pesquisa vinte e seis estudantes na faixa etária de 15 a 20 anos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada na periferia de Macapá-AP. O percurso metodológico foi embasado nas perspectivas de Minayo (2009) e Flick (2009). A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo alicerçada em Bardin (2021). Essa pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas focalizadas (antes e após as oficinas). Os resultados revelaram que há desinformação sobre alguns métodos contraceptivos e de prevenção, assim como, enganos em relação a métodos contraceptivos. As oficinas pedagógicas ajudaram nos questionamentos e esclarecimentos em relação a sexualidade, devido a elas houve bastante interação, entrosamento e reflexão