Artigo CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-85-4

A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2024-01-24 11:58:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105967
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 9031
    "inscrito_id" => 25628
    "titulo" => "A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar como um docente do sexo masculino compreende suas práticas na Educação Infantil e como interage com a comunidade educativa em instituições de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. A pesquisa, realizada em nível de mestrado, envolveu 14 professores homens, dos 22 que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Este estudo utiliza como fundamentos teóricos os conceitos de gênero propostos por Connell (1995), Scott (1995), Fausto-Sterling (2002) e Connell e Messerschmidt (2013). Além disso, são incorporadas as perspectivas de pesquisadoras e pesquisadores que abordam a presença de homens na Educação Infantil, como Sayão (2005), J. Ramos (2011, 2017), Monteiro e Altmann (2014), C. Ramos (2020) e Santos (2021), dentre outros. Em termos metodológicos, inicialmente, foram aplicados questionários a todos os participantes e, após análise, três deles foram selecionados para entrevistas em profundidade, visando compreender suas trajetórias, desafios, oportunidades e conexões com a comunidade escolar. Para fins deste texto, serão analisados os dados produzidos junto a um dos professores. Os resultados destacam que a presença masculina na Educação Infantil apresenta desafios e possibilidades relacionadas à interação com a comunidade escolar. A resistência inicial por parte de alguns membros da equipe escolar pode ser superada ao conquistar a valorização e aceitação das famílias. O professor entrevistado enfatiza as habilidades práticas e as abordagens distintas que os homens podem contribuir para a Educação Infantil, enquanto reforça a necessidade de combater preconceitos e incentivar a colaboração entre todos os profissionais da escola. Ao explorar a trajetória dos Professores, observamos que, apesar da resistência inicial de algumas colegas professoras, esses sujeitos conquistam reconhecimento e aceitação das famílias."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25628_TB9031_20112023175747.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DE SOUSA BARBOSA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO MARCOS"
    "autor_email" => "marcos.sbm1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105967
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 9031
    "inscrito_id" => 25628
    "titulo" => "A TRAJETÓRIA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE: UMA ANÁLISE SOBRE A PRESENÇA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar como um docente do sexo masculino compreende suas práticas na Educação Infantil e como interage com a comunidade educativa em instituições de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. A pesquisa, realizada em nível de mestrado, envolveu 14 professores homens, dos 22 que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Este estudo utiliza como fundamentos teóricos os conceitos de gênero propostos por Connell (1995), Scott (1995), Fausto-Sterling (2002) e Connell e Messerschmidt (2013). Além disso, são incorporadas as perspectivas de pesquisadoras e pesquisadores que abordam a presença de homens na Educação Infantil, como Sayão (2005), J. Ramos (2011, 2017), Monteiro e Altmann (2014), C. Ramos (2020) e Santos (2021), dentre outros. Em termos metodológicos, inicialmente, foram aplicados questionários a todos os participantes e, após análise, três deles foram selecionados para entrevistas em profundidade, visando compreender suas trajetórias, desafios, oportunidades e conexões com a comunidade escolar. Para fins deste texto, serão analisados os dados produzidos junto a um dos professores. Os resultados destacam que a presença masculina na Educação Infantil apresenta desafios e possibilidades relacionadas à interação com a comunidade escolar. A resistência inicial por parte de alguns membros da equipe escolar pode ser superada ao conquistar a valorização e aceitação das famílias. O professor entrevistado enfatiza as habilidades práticas e as abordagens distintas que os homens podem contribuir para a Educação Infantil, enquanto reforça a necessidade de combater preconceitos e incentivar a colaboração entre todos os profissionais da escola. Ao explorar a trajetória dos Professores, observamos que, apesar da resistência inicial de algumas colegas professoras, esses sujeitos conquistam reconhecimento e aceitação das famílias."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25628_TB9031_20112023175747.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DE SOUSA BARBOSA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO MARCOS"
    "autor_email" => "marcos.sbm1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como um docente do sexo masculino compreende suas práticas na Educação Infantil e como interage com a comunidade educativa em instituições de Educação Infantil do município de Belo Horizonte. A pesquisa, realizada em nível de mestrado, envolveu 14 professores homens, dos 22 que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Este estudo utiliza como fundamentos teóricos os conceitos de gênero propostos por Connell (1995), Scott (1995), Fausto-Sterling (2002) e Connell e Messerschmidt (2013). Além disso, são incorporadas as perspectivas de pesquisadoras e pesquisadores que abordam a presença de homens na Educação Infantil, como Sayão (2005), J. Ramos (2011, 2017), Monteiro e Altmann (2014), C. Ramos (2020) e Santos (2021), dentre outros. Em termos metodológicos, inicialmente, foram aplicados questionários a todos os participantes e, após análise, três deles foram selecionados para entrevistas em profundidade, visando compreender suas trajetórias, desafios, oportunidades e conexões com a comunidade escolar. Para fins deste texto, serão analisados os dados produzidos junto a um dos professores. Os resultados destacam que a presença masculina na Educação Infantil apresenta desafios e possibilidades relacionadas à interação com a comunidade escolar. A resistência inicial por parte de alguns membros da equipe escolar pode ser superada ao conquistar a valorização e aceitação das famílias. O professor entrevistado enfatiza as habilidades práticas e as abordagens distintas que os homens podem contribuir para a Educação Infantil, enquanto reforça a necessidade de combater preconceitos e incentivar a colaboração entre todos os profissionais da escola. Ao explorar a trajetória dos Professores, observamos que, apesar da resistência inicial de algumas colegas professoras, esses sujeitos conquistam reconhecimento e aceitação das famílias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.