O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura, com enfoque analítico sobre as temáticas gênero e diversidade sexual, no contexto educacional. Tendo como objetivo principal: compreender quais são os debates principais sobre as (im)possibilidades em se abordar a temática diversidade sexual e de gênero, no contexto do ensino médio. Trata-se, portanto, de um estudo bibliográfico e documental buscando realizar uma reflexão teórica, com a abordagem de análise qualitativa. Como escopo das análises bibliográficas foram selecionados 6 (seis) artigos científicos nas bases de dados: Google Acadêmico; CAPES e SCIELO. Como fonte documental foram analisadas a BNCC; Constituição Federal; PCNs; Parecer 09/2001- CNE. Para fundamentar os conceitos sobre gênero e diversidade sexual, trabalhamos com autores clássicos e contemporâneos a exemplo de Foucault (1977); Scott (1995); Louro (1997), Candau, (2008); Foster (2001); Freire, (1998); Frigotto, (2017) entre outros. Os resultados do estudo demonstram a urgência em se debater sobre as temáticas em foco no contexto escolar. Entendendo que incluir o debate sobre essas questões nos currículos contribui para combater o preconceito, a discriminação e a violência tão presentes hoje em nossa sociedade, por influências do conservadorismo; além do que incluir as temáticas gênero e diversidade sexual no âmbito escolar contribui para levar aos jovens a compreensão sobre identidades e sexualidades.