O presente estudo tem como objetivo analisar percepções, a partir das falas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre violência sexual, e as ações para prevenção e enfrentamento de abuso e/ou exploração sexual infantil. Tendo como objetivos específicos, investigar as percepções e informações que os professores possuem sobre violência sexual infantil; identificar o papel da escola no enfrentamento contra a violência sexual infantil; e, discutir as ações pedagógicas no enfrentamento dos casos de violência sexual infantil referente a realidade escolar do município. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, por intermédio da pesquisa bibliográfica e de campo que possibilitou maiores esclarecimentos e diálogos sobre o tema em questão. Como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada foi realizada com cinco professoras que lecionam o primeiro ano do ensino fundamental em uma instituição pública do município de Paulo Afonso - BA. A discussão teórica esteve alicerçada principalmente com Sanderson (2005), Paiva (2014), Paula (2022), além da Constituição Federal de 1988, decretos e leis que versam sobre a garantia do direito a educação e a segurança da criança enquanto cidadã brasileira. Diante disso, reafirmamos como esse tema é fundamental não só para o processo de ensino e aprendizagem, mas também no trabalho educacional de humanização da comunidade escolar na educação básica. Esta pesquisa trouxe como resultado as percepções das professoras a partir das suas falas sobre a compreensão do tema e o papel educacional enquanto avalia e observa sinais e sintomas de violência sexual. Também, ressalta a importância do papel da escola referente a sinalização do abuso e/ou exploração sexual em crianças.