Artigo CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-85-4

UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORA TRANS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL - RN

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2024-01-24 11:58:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105954
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 5543
    "inscrito_id" => 3764
    "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORA TRANS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL - RN"
    "resumo" => "Sabe-se que no espaço escolar o respeito as igualdades devem ser prevalentes. Todavia, muitos alunos e alunas saem de seus lares carregados de falsos pensamentos moralistas, que em muitos casos são imputados pelos pais ou avós, onde “é natural nas famílias, nas escolas e no contexto religioso uma legitimação da constituição familiar referendada pelo pai, pela mãe e pelos irmãos como elementos de uma família; os avós, primos e os tios também fazem parte da família” (Houaiss, 2005). Assim, cria-se no educando uma visão patriarcal da constituição familiar, estimulando aversão a tudo que foge da norma heteronormativa, legitimando práticas de violência LGBTfóbicas. Destarte, o presente artigo busca acompanhar a rotina de uma professora trans em uma escola de rede pública da cidade de Natal – RN, observando por meio de sua narrativa as práticas de resistência, combate ao preconceito e LGBTfobia na escola. Para metodologia foi realizado revisão bibliográfica, com o intuito de verificar as principais discussões teóricas sobre o tema estudado, além da aplicação de perguntas abertas direcionadas a participante de nossa pesquisa, com observação da sua rotina na escola durante um dia letivo. Constatou-se com a pesquisa, que em ambas as turmas que a professora leciona, os alunos e alunas não expressam atitudes LGBTfóbicas para com a docente, onde a mesma relata que sempre foi bem recebida por eles, tendo seus pronomes respeitados em todos os momentos de sua trajetória na escola. Ela relata, que apenas no início, observou alguns olhares tortos por parte de outros professores e direção escolar, e com os pais não observou nem uma atitude preconceituosa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID3764_TB5543_20062023112332.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JEAM GOMES"
    "autor_email" => "jeagomes50@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105954
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 5543
    "inscrito_id" => 3764
    "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORA TRANS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL - RN"
    "resumo" => "Sabe-se que no espaço escolar o respeito as igualdades devem ser prevalentes. Todavia, muitos alunos e alunas saem de seus lares carregados de falsos pensamentos moralistas, que em muitos casos são imputados pelos pais ou avós, onde “é natural nas famílias, nas escolas e no contexto religioso uma legitimação da constituição familiar referendada pelo pai, pela mãe e pelos irmãos como elementos de uma família; os avós, primos e os tios também fazem parte da família” (Houaiss, 2005). Assim, cria-se no educando uma visão patriarcal da constituição familiar, estimulando aversão a tudo que foge da norma heteronormativa, legitimando práticas de violência LGBTfóbicas. Destarte, o presente artigo busca acompanhar a rotina de uma professora trans em uma escola de rede pública da cidade de Natal – RN, observando por meio de sua narrativa as práticas de resistência, combate ao preconceito e LGBTfobia na escola. Para metodologia foi realizado revisão bibliográfica, com o intuito de verificar as principais discussões teóricas sobre o tema estudado, além da aplicação de perguntas abertas direcionadas a participante de nossa pesquisa, com observação da sua rotina na escola durante um dia letivo. Constatou-se com a pesquisa, que em ambas as turmas que a professora leciona, os alunos e alunas não expressam atitudes LGBTfóbicas para com a docente, onde a mesma relata que sempre foi bem recebida por eles, tendo seus pronomes respeitados em todos os momentos de sua trajetória na escola. Ela relata, que apenas no início, observou alguns olhares tortos por parte de outros professores e direção escolar, e com os pais não observou nem uma atitude preconceituosa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID3764_TB5543_20062023112332.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JEAM GOMES"
    "autor_email" => "jeagomes50@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Sabe-se que no espaço escolar o respeito as igualdades devem ser prevalentes. Todavia, muitos alunos e alunas saem de seus lares carregados de falsos pensamentos moralistas, que em muitos casos são imputados pelos pais ou avós, onde “é natural nas famílias, nas escolas e no contexto religioso uma legitimação da constituição familiar referendada pelo pai, pela mãe e pelos irmãos como elementos de uma família; os avós, primos e os tios também fazem parte da família” (Houaiss, 2005). Assim, cria-se no educando uma visão patriarcal da constituição familiar, estimulando aversão a tudo que foge da norma heteronormativa, legitimando práticas de violência LGBTfóbicas. Destarte, o presente artigo busca acompanhar a rotina de uma professora trans em uma escola de rede pública da cidade de Natal – RN, observando por meio de sua narrativa as práticas de resistência, combate ao preconceito e LGBTfobia na escola. Para metodologia foi realizado revisão bibliográfica, com o intuito de verificar as principais discussões teóricas sobre o tema estudado, além da aplicação de perguntas abertas direcionadas a participante de nossa pesquisa, com observação da sua rotina na escola durante um dia letivo. Constatou-se com a pesquisa, que em ambas as turmas que a professora leciona, os alunos e alunas não expressam atitudes LGBTfóbicas para com a docente, onde a mesma relata que sempre foi bem recebida por eles, tendo seus pronomes respeitados em todos os momentos de sua trajetória na escola. Ela relata, que apenas no início, observou alguns olhares tortos por parte de outros professores e direção escolar, e com os pais não observou nem uma atitude preconceituosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.