Artigo CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-85-4

PARA (RE)LER OS CONTOS DE FADAS: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE AUTORIA FEMININA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2024-01-24 11:58:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105944
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 2446
    "inscrito_id" => 1367
    "titulo" => "PARA (RE)LER OS CONTOS DE FADAS: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE AUTORIA FEMININA"
    "resumo" => "Este trabalho insere-se em uma linha de pesquisa da Crítica Feminista que tem buscado revisitar os contos de fadas tradicionais a fim de que sejam feitas análises críticas dos padrões de construção das personagens femininas dessas histórias a partir da compreensão de que é latente a necessidade de reescrita, uma vez que esses padrões perpetuam arquétipos patriarcais acerca do ser mulher. Para tanto, optamos pela escolha de um corpus teórico escrito por mulheres visando que as problemáticas sobre a construção das personagens femininas e a noção de mulher sejam ancoradas em pressupostos cunhados por autoras que se baseiam na Crítica Feminista, como Scott (1986), Beauvoir (2016) e Xavier (1998). Debruçamo-nos, portanto, não só em obras da teoria crítica feminista que nos explicam quais são esses arquétipos patriarcais presentes nos contos de fadas tradicionais e como eles se estruturam, como também na produção de Maria Cristina Martins (2015) acerca dos revisionismos feministas e como se apresentam os novos contos de fadas. Além disso, para embasar teoricamente a discussão a respeito do papel da literatura, utilizamos os estudos de Zilberman (1985) e Coelho (2012) com o propósito de tornar clara a influência que padrões patriarcais perpetuados nas histórias tradicionais têm para a construção da consciência de mundo de crianças e adolescentes que consomem a literatura infantil e juvenil."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1367_TB2446_10122023234115.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIN DA SILVA BRITTO"
    "autor_nome_curto" => "IASMIN BRITTO"
    "autor_email" => "brittomin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105944
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 2446
    "inscrito_id" => 1367
    "titulo" => "PARA (RE)LER OS CONTOS DE FADAS: CRÍTICA FEMINISTA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE AUTORIA FEMININA"
    "resumo" => "Este trabalho insere-se em uma linha de pesquisa da Crítica Feminista que tem buscado revisitar os contos de fadas tradicionais a fim de que sejam feitas análises críticas dos padrões de construção das personagens femininas dessas histórias a partir da compreensão de que é latente a necessidade de reescrita, uma vez que esses padrões perpetuam arquétipos patriarcais acerca do ser mulher. Para tanto, optamos pela escolha de um corpus teórico escrito por mulheres visando que as problemáticas sobre a construção das personagens femininas e a noção de mulher sejam ancoradas em pressupostos cunhados por autoras que se baseiam na Crítica Feminista, como Scott (1986), Beauvoir (2016) e Xavier (1998). Debruçamo-nos, portanto, não só em obras da teoria crítica feminista que nos explicam quais são esses arquétipos patriarcais presentes nos contos de fadas tradicionais e como eles se estruturam, como também na produção de Maria Cristina Martins (2015) acerca dos revisionismos feministas e como se apresentam os novos contos de fadas. Além disso, para embasar teoricamente a discussão a respeito do papel da literatura, utilizamos os estudos de Zilberman (1985) e Coelho (2012) com o propósito de tornar clara a influência que padrões patriarcais perpetuados nas histórias tradicionais têm para a construção da consciência de mundo de crianças e adolescentes que consomem a literatura infantil e juvenil."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1367_TB2446_10122023234115.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IASMIN DA SILVA BRITTO"
    "autor_nome_curto" => "IASMIN BRITTO"
    "autor_email" => "brittomin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho insere-se em uma linha de pesquisa da Crítica Feminista que tem buscado revisitar os contos de fadas tradicionais a fim de que sejam feitas análises críticas dos padrões de construção das personagens femininas dessas histórias a partir da compreensão de que é latente a necessidade de reescrita, uma vez que esses padrões perpetuam arquétipos patriarcais acerca do ser mulher. Para tanto, optamos pela escolha de um corpus teórico escrito por mulheres visando que as problemáticas sobre a construção das personagens femininas e a noção de mulher sejam ancoradas em pressupostos cunhados por autoras que se baseiam na Crítica Feminista, como Scott (1986), Beauvoir (2016) e Xavier (1998). Debruçamo-nos, portanto, não só em obras da teoria crítica feminista que nos explicam quais são esses arquétipos patriarcais presentes nos contos de fadas tradicionais e como eles se estruturam, como também na produção de Maria Cristina Martins (2015) acerca dos revisionismos feministas e como se apresentam os novos contos de fadas. Além disso, para embasar teoricamente a discussão a respeito do papel da literatura, utilizamos os estudos de Zilberman (1985) e Coelho (2012) com o propósito de tornar clara a influência que padrões patriarcais perpetuados nas histórias tradicionais têm para a construção da consciência de mundo de crianças e adolescentes que consomem a literatura infantil e juvenil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.