Este trabalho surgiu de uma inquietação durante as aulas de Língua Portuguesa sobre a aprendizagem de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental. Alguns destes estudantes apresentavam dificuldade na sua oralidade, bem como na escrita de textos, em especial, textos com rimas. Aproveitando que se aproximava o mês de agosto, surgiu a ideia de trabalhar a temática “Lendas Folclóricas” através da Literatura de Cordel. Para que os mesmos conhecessem o que era a Literatura de Cordel e também praticar a escrita e oralidade desta turma. Partindo desta inquietação elencamos os seguintes objetivos a serem desenvolvidos: Trabalhar a oralidade dos alunos; planejar e produzir textos poéticos; permitir a interdisciplinaridade entre as áreas Língua Portuguesa, História, Geografia para trabalhar a recomposição de aprendizagem. Elaboramos uma sequência didática que foi realizada durante três semanas do mês de agosto de 2022 numa Escola Pública da Rede do Munícipio Ipojuca, com uma turma de 21 alunos cursando 5° ano (10-11 anos de idade) do Ensino Fundamental. Percebemos que umas das grandes dificuldades encontradas pelos estudantes foram escrever rimas para a propostas da conexão de contar estas lendas nos textos versificados, desenvolvendo as seguintes habilidades de Língua Portuguesa: EF35LP26PE-IP; EF35LP27PE-IP; EF35LP28PE-IP. Entretanto ao final, o resultado deste trabalho, brotaram cordéis belíssimos com as diversas lendas existente no nosso Folclore Brasileiro (Vitória Régia, Boitatá, Iara, Saci, Curupira). Vale destacar, que é preciso, que os professores proporcionem situações prazerosas, com o intuito de que os estudantes consigam pelo menos minimizar um pouco das aprendizagens prejudicadas no período pandêmico e que possam acreditar ser possíveis fazer algo por estes estudantes.