A avaliação é um instrumento fundamental na compreensão dos níveis de aprendizagens para possíveis tomadas de decisões no seu processo. Consequentemente, auxiliam na verificação e desenvolvimento das habilidades específicas da alfabetização de crianças. Neste sentido, o artigo aborda as avaliações diagnósticas e formativas, por meio da plataforma CAEd digital que é focada nas habilidades essenciais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se adaptam aos diversos contextos e contribuem com à recuperação das aprendizagens pós pandemia. O referido estudo tem como objetivos analisar o resultado das avaliações diagnósticas e formativas realizadas nas unidades escolares do município de Tibau do Sul/RN – 2022 e compreender os níveis de aprendizagens das crianças na etapa de alfabetização pós pandemia. A metodologia de natureza qualitativa, baseou-se em recorte de uma intervenção. Usamos como instrumentos a observação, leitura de textos referentes ao assunto e as provas de língua portuguesa e resultados disponibilizados pela plataforma CAEd digital. Os resultados das avaliações diagnósticas, aplicadas pelos professores, revelaram níveis baixos de aprendizagens e participação, quando observados os dados por habilidades. Já as avaliações formativas, aplicadas pela Secretaria Municipal de Educação, evidenciou uma melhora nos níveis de aprendizagem e participação. Também demonstrou a necessidade de uma análise por unidade de ensino pelo fato do município apresentar contextos diferentes, no que se refere ao período de ensino remoto na pandemia. Portanto, é preciso que o sistema educacional ofereça condições e formação contínua de qualidade, bem como assegure a igualdade de direitos aos sujeitos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem com intuito de sua recuperação. Também é importante enfatizar que as avalições foram elaboradas de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, que tem como base a ciência cognitiva que foca o desenvolvimento linguístico, não sendo possível ter dados para análise dos níveis de letramento.