A escuta é a capacidade de atribuir sentido ao que se ouve, é diferente de ouvir porque demanda uma atitude consciente e colaborativa para a efetivação da comunicação oral. A compreensão de textos orais e multimodais é uma competência que está prevista na BNCC e deve figurar como objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa. A forte presença de tecnologias de comunicação favorece a presença, cada vez maior, de gêneros multissemióticos, os quais precisam ser compreendidos, interpretados e analisados e, para isso, habilidades de escuta precisam ser melhor desenvolvidas. Este trabalho objetiva discutir como as habilidades de escuta aparecem na BNCC e que orientações teórico metodológicas favorecem o desenvolvimento dessas habilidades. Com esse intuito, desenvolvi pesquisa interpretativista de tipo documental, com vistas a descrever a escuta como objeto de ensino no documento que orienta o ensino a nível nacional. Os resultados apontam para a necessidade de práticas escolas com multiletramentos para o desenvolvimento da escuta, cujas habilidades aparecem na BNCC como objeto de ensino de forma explícita e implícita, atrelada aos gêneros da cultura digital, além dos gêneros tradicionais da comunicação oral cotidiana e da rotina escolar. Essas habilidades aparecem neste trabalho reagrupadas em blocos por eixos e campos de atuação de modo a evidenciar a necessidade de atividades na escola que promovam a compreensão auditiva consciente e eficaz.