O “alfaletramento” ainda é um desafio para professores e alunos no âmbito da educação pública brasileira, instigando escolas, gestores de redes de ensino, universidades e pesquisadores, em geral. Na perspectiva de desenvolver um trabalho de formação continuada com professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se uma investigação para conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos educandos em seu processo de alfabetização e letramento, de modo a planejar a referida formação docente. Neste sentido, o presente texto é fruto do trabalho investigativo ligado ao projeto de extensão “formação continuada de professores sobre letramento linguístico-matemático” vinculado à Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. A investigação fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, sendo operacionalizada por meio de pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo. Para a coleta dos dados foi utilizado o questionário com perguntas abertas, respondidos por 20 professores de uma escola pública da rede municipal de ensino de Castanhal-PA, onde o projeto de extensão foi realizado. A análise dos dados fundamentou-se nos discursos teóricos do campo do letramento linguístico-matemático, destacando-se as contribuições de Soares (1999; 2004; 2020), D’ambrosio (1986; 1998; 2001; 2012) e Danyluk (1991; 2012). Os resultados discutidos apontam para inúmeras dificuldades, organizadas em quatro grandes grupos: ligadas diretamente aos alunos; ligadas ao trabalho docente; relacionadas ao currículo escolar e às famílias dos educandos.