A temática do ensino de leitura da escrita possui uma relevante importância nos rumos da ciência da linguagem aplicada ao ensino. Em face às teorizações que são feitas sobre as práticas de leitura e escrita na escola, várias indagações e reflexões têm surgido, na perspectiva de avançar nos conceitos e, dialeticamente, para promover práticas de ensino inovadoras e criativas, que reinventem e ressignifiquem o ato de ler e escrever e o processo complexo de formação de leitores no mundo contemporâneo. Por isso, no presente trabalho, visa-se apresentar uma proposta de sequência didática, na qual é explorado o gênero digital fanfic e como este pode contribuir para o desenvolvimento do aluno leitor-escritor no que concerne à superação das suas dificuldades de leitura e escrita. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Kleiman (2000), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento, em Cosson (2021) e Soares (1998). Como norte para o desenvolvimento da sequência didática, utilizamos os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para alcançar o objetivo traçado, a metodologia adotada promove a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura e escrita com o gênero poema direcionado aos alunos do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, escrita, estudo do gênero, análise linguística e produção textual.