Buscamos no desenvolvimento deste texto, apresentar um recorte dos resultados finais de uma pesquisa financiada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) sobre as propostas didáticas relacionadas aos Gêneros Literários em Coleções de Língua Portuguesa aprovadas e distribuídas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021 (PNLD/2021). O PNLD/2021 avaliou e selecionou 07 coleções destinadas aos anos finais do Ensino Médio para o Ensino de Língua Portuguesa. Neste texto, focaremos nossa análise na coleção “Se liga nas linguagens”, buscando identificar como a coleção organiza suas propostas didáticas relacionadas aos gêneros literários, no intuito de identificar se estas atividades contribuem para as práticas de letramento literário. Nossa discussão tem como base teórica os trabalhos de Batista (2003), Cosson (2001), Marcuschi (2005), Mortatti (2014), Paulino (2001), Soares (2005), Zilberman (2001), dentre outros. Finalizada a análise, observamos que a coleção selecionada organiza o ensino dos gêneros literários prioritariamente a partir de textos considerados cânones e, ainda que se façam presentes textos mais contemporâneos, eles ainda são em pequeno número. As atividades deixam a desejar no que diz respeito ao letramento literário, pois exploram pouco a construção de sentidos pelos alunos a partir da linguagem literária. Outro ponto que destacamos é sobre a autoria feminina, pouco referenciada na coleção se comparada com autores homens. A articulação entre os eixos de leitura, produção textual e análise linguística é incipiente, não propiciando uma visão mais integrada entre a leitura e a produção textual dos gêneros literários.