Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-86-1

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS COM VISTAS AO LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105910
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 2091
    "inscrito_id" => 700
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS COM VISTAS AO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "Buscamos no desenvolvimento deste texto, apresentar um recorte dos resultados finais de uma pesquisa financiada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) sobre as propostas didáticas relacionadas aos Gêneros Literários em Coleções de Língua Portuguesa aprovadas e distribuídas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021 (PNLD/2021). O PNLD/2021 avaliou e selecionou 07 coleções destinadas aos anos finais do Ensino Médio para o Ensino de Língua Portuguesa. Neste texto, focaremos nossa análise na coleção “Se liga nas linguagens”, buscando identificar como a coleção organiza suas propostas didáticas relacionadas aos gêneros literários, no intuito de identificar se estas atividades contribuem para as práticas de letramento literário. Nossa discussão tem como base teórica os trabalhos de Batista (2003), Cosson (2001), Marcuschi (2005), Mortatti (2014), Paulino (2001), Soares (2005), Zilberman (2001), dentre outros. Finalizada a análise, observamos que a coleção selecionada organiza o ensino dos gêneros literários prioritariamente a partir de textos considerados cânones e, ainda que se façam presentes textos mais contemporâneos, eles ainda são em pequeno número. As atividades deixam a desejar no que diz respeito ao letramento literário, pois exploram pouco a construção de sentidos pelos alunos a partir da linguagem literária. Outro ponto que destacamos é sobre a autoria feminina, pouco referenciada na coleção se comparada com autores homens. A articulação entre os eixos de leitura, produção textual e análise linguística é incipiente, não propiciando uma visão mais integrada entre a leitura e a produção textual dos gêneros literários."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID700_TB2091_18112023111754.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETH GONÇALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETH"
    "autor_email" => "elisabethsouza.cefetrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "CEFET"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105910
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 2091
    "inscrito_id" => 700
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS COM VISTAS AO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "Buscamos no desenvolvimento deste texto, apresentar um recorte dos resultados finais de uma pesquisa financiada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) sobre as propostas didáticas relacionadas aos Gêneros Literários em Coleções de Língua Portuguesa aprovadas e distribuídas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021 (PNLD/2021). O PNLD/2021 avaliou e selecionou 07 coleções destinadas aos anos finais do Ensino Médio para o Ensino de Língua Portuguesa. Neste texto, focaremos nossa análise na coleção “Se liga nas linguagens”, buscando identificar como a coleção organiza suas propostas didáticas relacionadas aos gêneros literários, no intuito de identificar se estas atividades contribuem para as práticas de letramento literário. Nossa discussão tem como base teórica os trabalhos de Batista (2003), Cosson (2001), Marcuschi (2005), Mortatti (2014), Paulino (2001), Soares (2005), Zilberman (2001), dentre outros. Finalizada a análise, observamos que a coleção selecionada organiza o ensino dos gêneros literários prioritariamente a partir de textos considerados cânones e, ainda que se façam presentes textos mais contemporâneos, eles ainda são em pequeno número. As atividades deixam a desejar no que diz respeito ao letramento literário, pois exploram pouco a construção de sentidos pelos alunos a partir da linguagem literária. Outro ponto que destacamos é sobre a autoria feminina, pouco referenciada na coleção se comparada com autores homens. A articulação entre os eixos de leitura, produção textual e análise linguística é incipiente, não propiciando uma visão mais integrada entre a leitura e a produção textual dos gêneros literários."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID700_TB2091_18112023111754.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETH GONÇALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETH"
    "autor_email" => "elisabethsouza.cefetrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "CEFET"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Buscamos no desenvolvimento deste texto, apresentar um recorte dos resultados finais de uma pesquisa financiada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) sobre as propostas didáticas relacionadas aos Gêneros Literários em Coleções de Língua Portuguesa aprovadas e distribuídas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021 (PNLD/2021). O PNLD/2021 avaliou e selecionou 07 coleções destinadas aos anos finais do Ensino Médio para o Ensino de Língua Portuguesa. Neste texto, focaremos nossa análise na coleção “Se liga nas linguagens”, buscando identificar como a coleção organiza suas propostas didáticas relacionadas aos gêneros literários, no intuito de identificar se estas atividades contribuem para as práticas de letramento literário. Nossa discussão tem como base teórica os trabalhos de Batista (2003), Cosson (2001), Marcuschi (2005), Mortatti (2014), Paulino (2001), Soares (2005), Zilberman (2001), dentre outros. Finalizada a análise, observamos que a coleção selecionada organiza o ensino dos gêneros literários prioritariamente a partir de textos considerados cânones e, ainda que se façam presentes textos mais contemporâneos, eles ainda são em pequeno número. As atividades deixam a desejar no que diz respeito ao letramento literário, pois exploram pouco a construção de sentidos pelos alunos a partir da linguagem literária. Outro ponto que destacamos é sobre a autoria feminina, pouco referenciada na coleção se comparada com autores homens. A articulação entre os eixos de leitura, produção textual e análise linguística é incipiente, não propiciando uma visão mais integrada entre a leitura e a produção textual dos gêneros literários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.