RESUMO: Este trabalho objetiva descrever uma ação desenvolvida em uma turma de alunos ouvintes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual de Belém/Pa, como parte do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Letramento Literário: perspectivas teórico-práticas do ensino aprendizagem de literatura da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Para tanto, buscou-se as discussões de Dolz e Schneuwly (1997), Bakhtin (2003), BNCC (2017) Beaugrande (1997), Soares (2002) e Cosson (2018) para fundamentar as discussões acerca de práticas de leitura do texto literário, bem como a importância do gênero ao longo da formação dos alunos. O percurso metodológico é pautado na pesquisa qualitativa, tendo em vista a observação da ação de trabalho com o texto literário, a saber a obra pré-modernista “Urupês”, de Monteiro Lobato, e seus possíveis desdobramentos, tais como o estudo dos períodos literários – Modernismo e Pós modernismo, com vista a desenvolver um “caminho” metodológico para o letramento literário do público não-ouvinte.