Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-86-1

"LER É O MELHOR REMÉDIO: RECEITA CONTRA O ANALFABETISMO FUNCIONAL"

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105929
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 7884
    "inscrito_id" => 23242
    "titulo" => ""LER É O MELHOR REMÉDIO: RECEITA CONTRA O ANALFABETISMO FUNCIONAL""
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma análise comparativa entre resultados que se perpetuaram, observados na rede de ensino de Petrópolis, no ano de 2012 e na avaliação diagnóstica da mesma rede no ano de 2023. Em 2012 atuei como Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Prefeito Jamil Sabrá que fazia atendimento apenas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir dos resultados obtidos pelos alunos do 9º ano, na Prova Brasil de 2009 e 2011, apresentei um Projeto de Intervenção (PI) no qual propus estabelecer práticas que levassem ao desenvolvimento das competências necessárias a garantir ao aluno o direito ao letramento. Esse PI teve sua aprovação como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de minha Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, pela Escola de Gestores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tinha como objetivo principal institucionalizar a prática da leitura, junto a toda a comunidade escolar, no intuito de promover uma prática pedagógica que viabilizasse minimizar o analfabetismo funcional e alcançar melhores índices de aprendizagem. A relevância deste artigo está na observação de que a alfabetização não é pontual, mas sim processual e que a institucionalização da leitura dentro de uma comunidade escolar permite ao corpo discente alfabetização plena no decorrer dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visto que quando se percebe que o Ciclo de Alfabetização de nossas crianças deixou lacunas é preciso agir e não responsabilizar e/ou culpabilizar. Como professora de língua inglesa, que atende apenas aos Anos Finais, sempre compartilhei com meus colegas especialistas da sensação de impotência e por essa razão acredito que a proposta serve também como formação continuada em serviço à equipe gestora, corpo docente e equipe de apoio."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID23242_TB7884_09072023143201.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA PEREIRA DA CUNHA DE MENDONÇA SALIM"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana_salim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105929
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 7884
    "inscrito_id" => 23242
    "titulo" => ""LER É O MELHOR REMÉDIO: RECEITA CONTRA O ANALFABETISMO FUNCIONAL""
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma análise comparativa entre resultados que se perpetuaram, observados na rede de ensino de Petrópolis, no ano de 2012 e na avaliação diagnóstica da mesma rede no ano de 2023. Em 2012 atuei como Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Prefeito Jamil Sabrá que fazia atendimento apenas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir dos resultados obtidos pelos alunos do 9º ano, na Prova Brasil de 2009 e 2011, apresentei um Projeto de Intervenção (PI) no qual propus estabelecer práticas que levassem ao desenvolvimento das competências necessárias a garantir ao aluno o direito ao letramento. Esse PI teve sua aprovação como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de minha Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, pela Escola de Gestores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tinha como objetivo principal institucionalizar a prática da leitura, junto a toda a comunidade escolar, no intuito de promover uma prática pedagógica que viabilizasse minimizar o analfabetismo funcional e alcançar melhores índices de aprendizagem. A relevância deste artigo está na observação de que a alfabetização não é pontual, mas sim processual e que a institucionalização da leitura dentro de uma comunidade escolar permite ao corpo discente alfabetização plena no decorrer dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visto que quando se percebe que o Ciclo de Alfabetização de nossas crianças deixou lacunas é preciso agir e não responsabilizar e/ou culpabilizar. Como professora de língua inglesa, que atende apenas aos Anos Finais, sempre compartilhei com meus colegas especialistas da sensação de impotência e por essa razão acredito que a proposta serve também como formação continuada em serviço à equipe gestora, corpo docente e equipe de apoio."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID23242_TB7884_09072023143201.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA PEREIRA DA CUNHA DE MENDONÇA SALIM"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adriana_salim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O presente artigo é fruto de uma análise comparativa entre resultados que se perpetuaram, observados na rede de ensino de Petrópolis, no ano de 2012 e na avaliação diagnóstica da mesma rede no ano de 2023. Em 2012 atuei como Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Prefeito Jamil Sabrá que fazia atendimento apenas aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir dos resultados obtidos pelos alunos do 9º ano, na Prova Brasil de 2009 e 2011, apresentei um Projeto de Intervenção (PI) no qual propus estabelecer práticas que levassem ao desenvolvimento das competências necessárias a garantir ao aluno o direito ao letramento. Esse PI teve sua aprovação como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de minha Pós-graduação em Coordenação Pedagógica, pela Escola de Gestores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tinha como objetivo principal institucionalizar a prática da leitura, junto a toda a comunidade escolar, no intuito de promover uma prática pedagógica que viabilizasse minimizar o analfabetismo funcional e alcançar melhores índices de aprendizagem. A relevância deste artigo está na observação de que a alfabetização não é pontual, mas sim processual e que a institucionalização da leitura dentro de uma comunidade escolar permite ao corpo discente alfabetização plena no decorrer dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visto que quando se percebe que o Ciclo de Alfabetização de nossas crianças deixou lacunas é preciso agir e não responsabilizar e/ou culpabilizar. Como professora de língua inglesa, que atende apenas aos Anos Finais, sempre compartilhei com meus colegas especialistas da sensação de impotência e por essa razão acredito que a proposta serve também como formação continuada em serviço à equipe gestora, corpo docente e equipe de apoio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.