Será apresentado no texto uma parte das pesquisas para a tese de doutorado realizado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – Universidade Estadual de Mato Grosso. O texto foi elaborado partir de postagens nas redes sociais e entrevistas on-line concedidas pela multiartista mato-grossense Luciene Carvalho. Atriz, poeta, diretora, ela é a primeira mulher preta a ocupar uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras. O texto apresenta a trajetória da escritora com inserções analíticas sobre o seu percurso enquanto literata, e traz fundamentações teóricas que auxiliam entender as dificuldades enfrentadas por uma mulher negra, sem recursos financeiro, ao tentar inserir-se no campo literário. Uma das forças que a impeliram para o mundo intelectual foi a necessidade de fazer de sua arte uma profissão e, desta profissão obter recursos para a sobreviver. Os procedimentos metodológicos iniciaram-se com leitura e fichamento do material selecionado para o estudo, como livros da autora, artigos e entrevistas on-line e, posteriormente o apresto teórico. Deste modo, com Virginia Woolf (2014), buscou-se compreender a necessidade material e condições para uma mulher escrever, e com bell hooks (1995), mostrar que o sujeito deve tomar para si a sua história, e pode transformá-la a partir da prática artística e literária. Em Grada Kilomba (2021), percebeu-se que escrever a própria história é um ato político. Por ser uma poesia em constante movimento foi necessário teóricos como Candido (1993) e Ribeiro (2016). A poética de Luciene Carvalho caminha e navega simultaneamente: caminha, enquanto uma poeta ambulante que não quer que seus livros permaneçam nas estantes das livrarias e bibliotecas, e navega virtualmente, levada pelos apreciadores de sua arte.