Este trabalho objetivou relatar a experiência de implementação do subprojeto “Múltiplos Saberes no Ensino de Língua Portuguesa na Escola Básica”, do PIBID/UFRA - Campus de Tomé-Açu, que oportunizou aos alunos do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, a construção de propostas pedagógicas inovadoras para o contexto da educação básica na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Tomé Apóstolo do município de Tomé-Açu/PA, em quatro turmas dos 8º anos do ensino fundamental. O sub-projeto objetivou valorizar os múltiplos saberes, a diversidade linguístico-cultural dos alunos que são moradores do município de Tomé-açu, a partir da leitura e produção de gêneros textuais diversos com temáticas específicas dos povos de formação da região (quilombolas, indígenas e japoneses). O projeto foi implementado em meio a pandemia da COVID-2019, e teve metodologias adaptadas para o modo à distância, e ocorreram mediadas pela plataforma Google Meet, por grupos do WhatsApp, por apostilas impressas entregues aos alunos, e por uma culminância presencial. Para tal, como aporte teórico, utilizou-se Soares (2003), Tardif (2012) e Pimenta (2010) e BNCC (2018). Três equipes de alunos do curso de graduação em Letras da UFRA/campus Tomé-açu, tiveram formação sobre os múltiplos saberes (quilombolas, indígenas e japoneses), e sobre a elaboração de Sequências Didáticas. As equipes elaboraram e aplicaram atividades sobre conteúdos como variação linguística e diversidade cultural, contextualizadas aos múltiplos saberes a cerca das culturas presentes no município.