Embora as mulheres tenham adquirido mais direitos nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito para garantir oportunidades e direitos iguais aos dos homens. A escola, em especial, o ensino de literatura, pode ajudar a abordar sobre o papel feminino na sociedade. A literatura é uma ferramenta importante para formar leitores críticos e reflexivos e pode promover narrativas emancipatórias, antissexistas e antirracistas. A literatura pode, portanto, promover a igualdade de gênero, desconstruindo estereótipos de gênero preestabelecidos na sociedade. Neste contexto, este artigo tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática para promover o empoderamento feminino através da literatura. A pesquisa é bibliográfica e inclui autores como Graebin (2020), Scott (1995), Hooks (2018), Cosson (2007), Candido (2006), entre outros. A proposta didática apresenta uma sequência didática, na qual são inseridos textos literários que abordam a representatividade feminina. São utilizadas abordagens metodológicas e literárias para fomentar a relação entre literatura e leitor, destacando a temática do empoderamento feminino para a formação do leitor literário. A proposta visa fomentar estratégias metodológicas para que os docentes possam ser subsidiados na abordagem do feminino em sala de aula, fazendo com que alunos e alunas percebam que as mulheres têm um papel fundamental na sociedade e na construção da história. Esta pesquisa é relevante e necessária para o contexto educacional brasileiro, pois contribui para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de compreenderem e interpretarem textos literários de forma mais ampla e profunda. Ao mesmo tempo, promova uma conscientização sobre questões de gênero e empoderamento feminino.