Objetiva-se, de modo geral, analisar os assuntos dos livros do acervo Paic Prosa e Poesia, uma política pública estadual cearense de acesso a livros literários, sendo este um instrumento de mediação de leitura e letramento literário. Os objetivos específicos visam: i) investigar se as obras apresentam narrativas que possibilitam visualizar uma identidade cearense; ii) identificar qual ponto de vista é dado à cultura nas narrativas, de valorização ou preconceito; iii) averiguar aspectos da escrita, na perspectiva de autoria cearense, de valorização da história e da cultura do Ceará. A metodologia compreende uma pesquisa bibliográfica e de análise literária. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos de Irandé Antunes e Tereza Colomer no que concerne à mediação de leitura literária; Antonio Candido, Marisa Lajolo, Rildo Cosson, a BNCC e a Lei 14.407/23 nos aspectos referentes à literatura e à formação do leitor; Rodrigo Marques, Lia Parente e Parsifal Barroso no que se refere à literatura regional cearense. A relevância da pesquisa compreende a análise crítica das obras de modo a evidenciar aspectos da cearensidade: a cultura, as tradições, as experiências locais, as personalidades históricas, as paisagens - fauna e a flora local -, as lendas, os causos do Ceará, uma vez que, essa obras enquanto política pública, são garantidas a todos os anos série do Ensino Fundamental dos 184 municípios cearenses. Como principais resultados dessa experiência de análise crítica do acervo Paic Prosa e Poesia, a literatura cearense se revelou como um aspecto potencializador da formação de leitores literários por ter um diálogo identitário com o leitor cearense, uma vez que esse leitor se reconhece nessa literatura enquanto ser histórico e cultural.