Os projetos de letramento são essenciais para o desenvolvimento das práticas de leitura e da escrita dos alunos. Nesse contexto, as aulas de Língua Portuguesa configuram-se como um espaço propício para o desenvolvimento e ampliação dos letramentos dos discentes. Esta pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de Letras – Língua Portuguesa, realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O objetivo deste estudo foi analisar como um projeto de letramento realizado em uma escola pública municipal do estado da Paraíba contribui para a formação dos alunos. Metodologicamente, este estudo insere-se no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, uma vez que o interesse aqui está centrado em interpretar fenômenos sociais inseridos em um determinado contexto por meio de práticas discursivas (BORTONI-RICARDO, 2008). A base teórica que embasa este estudo é a Linguística Aplicada (LA), considerando que esta área do conhecimento busca contribuir para a melhoria de problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de língua. Recorremos às contribuições de autores como Kleiman (1995, 2000, 2001, 2008); Signorini (1998, 2007); Bezerra (2007); Kleiman e Assis (2016); Oliveira, Tinoco e Santos (2014); Marques e Bezerra (2018); e Kleiman, Vianna e De Grande (2019). Os resultados demonstram que o projeto de letramento se conecta com a linguagem e o ensino, possibilitando a ampliação dos letramentos e o desempenho dos alunos, promovendo uma atuação mais crítica e assídua desses em contextos sociais que envolvem as práticas de leitura e escrita.