Os estudos, no campo da linguagem abordam a existência de multiletramentos ligados diretamente a práticas sociais que incluem a leitura e a escrita. O ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui suas particularidades e características próprias, a opção em se trabalhar com as histórias em quadrinhos, especialmente com tirinhas, considera que esse gênero textual multimodal, composto por narrativas que se utilizam da linguagem verbal e não verbal de forma complementar, como um elemento com bastante potencial para que o professor explore aspectos do ensino crítico. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o potencial multimodal das HQ’s através de uma proposta com tirinhas da personagem Mafalda, visando despertar o ensino numa perspectiva crítica. O objeto de estudo se concentra nas possibilidades de abordagem e uso das tirinhas de Mafalda, como gênero textual com forte potencial para motivar debates característicos do letramento crítico. Utilizamos pressupostos teóricos de autores como Vergueiro (2016), Rojo (2012), Paulo Freire (2006), Street (2004), Silva (2016), Gomes (2010) e Descardeci (2002). O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, exploratória. Foram selecionadas e utilizadas tirinhas retiradas do livro “Toda Mafalda: da primeira à última tira”, obra do cartunista argentino Quino. Entre os principais resultados destacou-se que o gênero HQ’s, especialmente as tirinhas de Mafalda, é um elemento que pode propiciar discussões, debates e problematizações no campo crítico. Por meio de sua utilização no ensino de Língua Portuguesa, observamos que é possível trabalhar diferentes temas que envolvam a política, a economia, a saúde, a cultura e a sociedade, temas esses, de fundamental importância para a formação cidadã crítica e reflexiva.