O presente estudo é desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino do município de Foz do Iguaçu do Estado do Paraná objetivando analisar os processos de ensino, de aprendizagem e as intervenções elaboradas por uma professora de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, um dos objetivos é identificar quais as contribuições da intervenção docente para com os discentes. A pesquisa se teoriza na abordagem qualitativa e bibliográfica, com foco no estudo de caso, com base nos fundamentos teóricos de Koch (2012), Antunes (2010), Bakhtin (1999-2011), (BAKHTIN, 2015 [1930], Geraldi (2006), Volochínov, 2013 [1934]; Volóchinov 2017 [1929]). Tendo como instrumentos observações de aulas e registros das informações em Diário de Campo, bem como a aplicação de uma entrevista semiestruturada ao docente da turma pesquisada. Assim, investiga-se as produções escritas dos estudantes, compreendendo de que maneira as práticas de linguagem: Produção escrita e reescrita são trabalhadas em sala de aula e como essas práticas se materializam nas produções escritas. Na sequência será aplicado uma sequência didática a partir dos gêneros discursivos trabalhados no 5º ano como uma forma de verificar e comparar com os dados que já foram obtidos. Considera-se entender como se desenvolve as práticas de linguagem: de escrita e de reescrita textual na rede municipal de ensino e que esse estudo seja uma maneira dos alunos de se identificarem enquanto sujeitos de sua própria linguagem.