Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-86-1

ENTRE O NOSSO E O DA GENTE: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DO PRONOME POSSESSIVO DE PRIMEIRA PESSOAL DO PLURAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105907
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 1319
    "inscrito_id" => 5292
    "titulo" => "ENTRE O NOSSO E O DA GENTE: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DO PRONOME POSSESSIVO DE PRIMEIRA PESSOAL DO PLURAL"
    "resumo" => "Com a inserção do você e a gente no quadro dos pronomes pessoais, houve, nos termos de Faraco (2006), um rearranjo no sistema pronominal, gerando diversas modificações que afetaram não apenas o pronome em sua posição de sujeito, mas também em função de complemento, como as modificações das categorias dos pronomes possessivos e oblíquos. No caso dos possessivos de 1ª pessoa do plural, temos no português brasileiro, doravante (PB), duas representações: nosso (a) e da gente. Isto posto, este artigo tem por objetivos 1) analisar o comportamento sintático e morfológico no uso dos pronomes possessivos nosso (a) e da gente; e 2) refletir sobre a relação entre esses usos e o ensino de língua portuguesa. Os dados foram retirados do corpus D&G, recorte feito nos dados da cidade de Natal. Como referenciais teóricos, nos respaldamos em estudos de Faraco (1996) e de Lopes (2007) que descrevem as mudanças no comportamento dos pronomes, bem como nas reflexões teórica de Abraçado (1991), Omena (1998) e Rocha (2009) no que se refere à mudança no comportamento dos possessivos. A análise confirma uma tendência à variação no uso dos pronomes, não apenas na função de sujeito. O uso do “da gente” em lugar do “nosso/nossa”, já bem presente na língua falada, vem ganhando espaço no PB, especialmente em contextos mais informais, com maior tendência entre os mais jovens. Desse modo, usos não prescritos pela GT estão presente no dia a dia dos falantes e precisam ser observados e compreendidos em contextos de análise linguística e de ensino de língua materna."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5292_TB1319_03082023145354.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GAYLHA WÉGILA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GAYLHA"
    "autor_email" => "gwegila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105907
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 1319
    "inscrito_id" => 5292
    "titulo" => "ENTRE O NOSSO E O DA GENTE: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DO PRONOME POSSESSIVO DE PRIMEIRA PESSOAL DO PLURAL"
    "resumo" => "Com a inserção do você e a gente no quadro dos pronomes pessoais, houve, nos termos de Faraco (2006), um rearranjo no sistema pronominal, gerando diversas modificações que afetaram não apenas o pronome em sua posição de sujeito, mas também em função de complemento, como as modificações das categorias dos pronomes possessivos e oblíquos. No caso dos possessivos de 1ª pessoa do plural, temos no português brasileiro, doravante (PB), duas representações: nosso (a) e da gente. Isto posto, este artigo tem por objetivos 1) analisar o comportamento sintático e morfológico no uso dos pronomes possessivos nosso (a) e da gente; e 2) refletir sobre a relação entre esses usos e o ensino de língua portuguesa. Os dados foram retirados do corpus D&G, recorte feito nos dados da cidade de Natal. Como referenciais teóricos, nos respaldamos em estudos de Faraco (1996) e de Lopes (2007) que descrevem as mudanças no comportamento dos pronomes, bem como nas reflexões teórica de Abraçado (1991), Omena (1998) e Rocha (2009) no que se refere à mudança no comportamento dos possessivos. A análise confirma uma tendência à variação no uso dos pronomes, não apenas na função de sujeito. O uso do “da gente” em lugar do “nosso/nossa”, já bem presente na língua falada, vem ganhando espaço no PB, especialmente em contextos mais informais, com maior tendência entre os mais jovens. Desse modo, usos não prescritos pela GT estão presente no dia a dia dos falantes e precisam ser observados e compreendidos em contextos de análise linguística e de ensino de língua materna."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5292_TB1319_03082023145354.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GAYLHA WÉGILA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GAYLHA"
    "autor_email" => "gwegila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Com a inserção do você e a gente no quadro dos pronomes pessoais, houve, nos termos de Faraco (2006), um rearranjo no sistema pronominal, gerando diversas modificações que afetaram não apenas o pronome em sua posição de sujeito, mas também em função de complemento, como as modificações das categorias dos pronomes possessivos e oblíquos. No caso dos possessivos de 1ª pessoa do plural, temos no português brasileiro, doravante (PB), duas representações: nosso (a) e da gente. Isto posto, este artigo tem por objetivos 1) analisar o comportamento sintático e morfológico no uso dos pronomes possessivos nosso (a) e da gente; e 2) refletir sobre a relação entre esses usos e o ensino de língua portuguesa. Os dados foram retirados do corpus D&G, recorte feito nos dados da cidade de Natal. Como referenciais teóricos, nos respaldamos em estudos de Faraco (1996) e de Lopes (2007) que descrevem as mudanças no comportamento dos pronomes, bem como nas reflexões teórica de Abraçado (1991), Omena (1998) e Rocha (2009) no que se refere à mudança no comportamento dos possessivos. A análise confirma uma tendência à variação no uso dos pronomes, não apenas na função de sujeito. O uso do “da gente” em lugar do “nosso/nossa”, já bem presente na língua falada, vem ganhando espaço no PB, especialmente em contextos mais informais, com maior tendência entre os mais jovens. Desse modo, usos não prescritos pela GT estão presente no dia a dia dos falantes e precisam ser observados e compreendidos em contextos de análise linguística e de ensino de língua materna.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.