Essa proposta versou sobre questões referentes à intervenção e aprimoramento em matemática e língua portuguesa, cujo propósito é reintegrar o aluno no ano em curso, para minimizar as discrepâncias oriundas da Pandemia da Covid-19 na Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima, localizada no município de Lagarto/SE, numa propositura de letramento e uso de recursos do cotidiano na perspectiva de uma escola com menos desigualdades. A pesquisa partiu da aplicabilidade de oficinas semanais com alunos selecionados por níveis de conhecimento, e posteriormente a verificação dos resultados ao final de três meses. A revisão da literatura seguiu a linha do que pressupõe poder haver mecanismos eficazes que possam superar as dificuldades de aprendizagens dos alunos, e em seguida embasada por autores como Freire (2003), Cagliari (2009), Moretti (2015), Soares (2020) entre outros, visando o processo de evolução dos educandos. A análise em foco dar-se-á por meio da pesquisa abordagem quali-quantitativa de natureza exploratória e descritiva, que dirige, a verificação pela apreciação dos dados coletados em experiências, para uma educação com equidade.