A Literatura no contexto da sala de aula costuma ser explorada de maneira utilitária e pragmática, forma de abordagem que não tem contribuído para a formação leitora dos estudantes da Educação Básica. A narrativa que comparece nos livros didáticos é fragmentada e as atividades propostas se restringem à aplicação de questionários que objetivam conduzir o aluno a apreender a mensagem do texto, limitando-se, desse modo, a uma abordagem meramente objetiva e desprovida da participação dos estudantes. Estes, por sua vez, não são levados a perceber a ludicidade típica dos textos literários e, muito menos, a expor sua compreensão e posicionamento frente ao texto explorado. O contato com alunos do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Cônego Sandoval confirmou essa falta de interação entre o texto literário e o leitor. A escola se situa no município de Brejo do Cruz, instituição onde desenvolvemos um subprojeto de Leitura como parte das atividades ligadas ao Programa de Iniciação à Docência – PIBID da UEPB/Campus IV/Catolé do Rocha, durante o ano de 2019. Num primeiro contato com os alunos, solicitamos que fizessem relatos de experiências significativas de leitura com textos literários e poucos conseguiram lembrar de uma experiência leitora que tivesse marcado a vivência de leitura deles. A aplicação de um questionário com questões ligadas à leitura demonstrou que estávamos diante de alunos pouco afoitos à leitura do texto literário. Decidimos, então, organizar uma experiência de leitura a partir do gênero conto, que objetivou instigar os alunos a uma prática leitora na qual teriam a oportunidade de interagir com o texto literário. Este artigo objetiva, portanto, relatar os passos dessa vivência, fundamentada teoricamente nos estudos de Cosson (2010), Souza (2011), Cunha (2003), dentre outros. Esperamos que a experiência relatada instigue e incentive outras propostas de leitura mais significativas a partir do texto literário.