A referente investigação tem como propósito principal abordar e explorar o letramento visual crítico nos livros didáticos de língua inglesa, na ocasião será discutido esse aspecto no âmbito das imagens. As imagens podem desempenhar papéis indispensáveis na formação dos alunos, pois são textos visuais e compõem, assim, a construção do conhecimento. O letramento visual crítico age diretamente nessa perspectiva, desenvolvendo os sentidos e os significados desses textos visuais. No processo de ensino e aprendizagem de línguas sabe-se que livro didático continua sendo a principal ferramenta para os alunos e, também, para os professores. Sobre o letramento visual crítico temos os estudos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006), LUKE e FREEBODY (1997) e CERVETTI (2001). No âmbito das discussões sobre o livro didático temos as contribuições de MASETTO (2012), OLIVEIRA, E. (2013) e ROJO (2013), bem como outros teóricos citados ao longo desta pesquisa. Este estudo se enquadra nos limites da Linguística Aplicada, de natureza descritiva e interpretativista, e abordagem qualitativa. Para construção do corpus da pesquisa, analisamos os livros didáticos de língua inglesa de 6° ao 9° ano English and More indicados pelo Guia de Livros Didáticos (PNLD, 2021). Os resultados apontam à necessidade de uma visão mais crítica sobre as imagens no livro didático e da construção de conhecimento teórico capaz de contribuir na prática pedagógica dos professores e no processo de aprendizagem dos alunos, para que ambos possam analisar, interpretar e se adequar ao conteúdo imagético, trabalhando, a partir de estudos e reflexões, as discussões críticas com o intuito de desenvolver a prática do letramento visual crítico.