O Programa de Escola Cidadã Integral do Estado da Paraíba implantado no de 2016 surge com o propósito de levar educação pública e em tempo integral aos discentes do ensino médio, com disciplinas e metodologias específicas que atendam aos seus respectivos projetos de vida. A partir de toda uma rede discursiva, amparadas por organizações arquitetônicas, saberes e legislações que regulam o funcionamento deste novo dispositivo escolar, surgem os chamados sujeitos protagonistas. Este trabalho objetiva descrever e analisar, a partir de um método arquigenealógico foucaultiano, enunciados acerca desse sujeito, materializados e coletados do perfil oficial da “Escola Cidadã Integral do Estado da Paraíba” disponível no Instagram. Apresentado o nosso ponto de partida, a problemática do artigo evidencia a importância de se entender de que forma esses enunciados, pertencentes a um novo Dispositivo Escolar que se diferencia do antigo modelo de ensino regular paraibano, contribuem para com a formação subjetiva do sujeito-aluno denominado “Protagonista”. Em nossas considerações finais atestamos o discurso neoliberal atravessando e subjetivando o corpo do sujeito-aluno com o propósito de sua útilidade e produtividade necessária ao mercado de trabalho. Ser protagonista é, de certa forma, tornar o sujeito independente do Estado e conduzir seu corpo a uma mercantilização neoliberal.