Este artigo propõe reflexão sobre práticas de Letramento Literário promovidas em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará. Desde o final de 2022, foi estabelecida parceria entre o curso de Letras Libras UFRA e a EEEM Magalhães Barata, por meio do “Programa nacional residência pedagógica” (subprojeto: Letramento Literário perspectivas teórico-práticas no ensino de literatura), quando, então, percebeu-se a oportunidade de ofertar aos alunos aulas voltadas à produção de leitura literária mediadas por associação a imagens. A metodologia da leitura associada a imagens foi pensada, porque nossos alunos estão imersos em uma sociedade de múltiplas visualidades e por apresentarem baixo grau de letramento literário. Como lembra FREIRE (1989), a leitura de mundo precede e acompanha a leitura da palavra. Nesse sentido, propôs-se que os alunos, no decorrer das aulas, registrassem suas leituras em mural virtual de modo que conseguissem explicar suas leituras, bem como formassem um memorial de suas trajetórias na disciplina, afinal, como defende COSSON (2009), para que haja letramento literário, o leitor precisa se apropriar do lido; em nossas aulas, pretendeu-se instigar os alunos que fizessem a apropriação dos textos e das leituras, bem como tomassem consciência do papel de leitor que foram ocupando.