Artigo CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-86-1

AULAS DE LITERATURA: ENTRE LEITORES, LEITURAS E IMAGENS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2024-01-24 12:03:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105901
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 5742
    "titulo" => "AULAS DE LITERATURA: ENTRE LEITORES, LEITURAS E IMAGENS"
    "resumo" => "Este artigo propõe reflexão sobre práticas de Letramento Literário promovidas em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará. Desde o final de 2022, foi estabelecida parceria entre o curso de Letras Libras UFRA e a EEEM Magalhães Barata, por meio do “Programa nacional residência pedagógica” (subprojeto: Letramento Literário perspectivas teórico-práticas no ensino de literatura), quando, então, percebeu-se a oportunidade de ofertar aos alunos aulas voltadas à produção de leitura literária mediadas por associação a imagens. A metodologia da leitura associada a imagens foi pensada, porque nossos alunos estão imersos em uma sociedade de múltiplas visualidades e por apresentarem baixo grau de letramento literário. Como lembra FREIRE (1989), a leitura de mundo precede e acompanha a leitura da palavra. Nesse sentido, propôs-se que os alunos, no decorrer das aulas, registrassem suas leituras em mural virtual de modo que conseguissem explicar suas leituras, bem como formassem um memorial de suas trajetórias na disciplina, afinal, como defende COSSON (2009), para que haja letramento literário, o leitor precisa se apropriar do lido; em nossas aulas, pretendeu-se instigar os alunos que fizessem a apropriação dos textos e das leituras, bem como tomassem consciência do papel de leitor que foram ocupando."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5742_TB244_19092023002437.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER"
    "autor_nome_curto" => "Maurício"
    "autor_email" => "mrlindemeyer@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105901
    "edicao_id" => 328
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 5742
    "titulo" => "AULAS DE LITERATURA: ENTRE LEITORES, LEITURAS E IMAGENS"
    "resumo" => "Este artigo propõe reflexão sobre práticas de Letramento Literário promovidas em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará. Desde o final de 2022, foi estabelecida parceria entre o curso de Letras Libras UFRA e a EEEM Magalhães Barata, por meio do “Programa nacional residência pedagógica” (subprojeto: Letramento Literário perspectivas teórico-práticas no ensino de literatura), quando, então, percebeu-se a oportunidade de ofertar aos alunos aulas voltadas à produção de leitura literária mediadas por associação a imagens. A metodologia da leitura associada a imagens foi pensada, porque nossos alunos estão imersos em uma sociedade de múltiplas visualidades e por apresentarem baixo grau de letramento literário. Como lembra FREIRE (1989), a leitura de mundo precede e acompanha a leitura da palavra. Nesse sentido, propôs-se que os alunos, no decorrer das aulas, registrassem suas leituras em mural virtual de modo que conseguissem explicar suas leituras, bem como formassem um memorial de suas trajetórias na disciplina, afinal, como defende COSSON (2009), para que haja letramento literário, o leitor precisa se apropriar do lido; em nossas aulas, pretendeu-se instigar os alunos que fizessem a apropriação dos textos e das leituras, bem como tomassem consciência do papel de leitor que foram ocupando."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5742_TB244_19092023002437.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:42:53"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO RAMOS LINDEMEYER"
    "autor_nome_curto" => "Maurício"
    "autor_email" => "mrlindemeyer@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:03:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 328
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT08"
        "logo" => null
        "capa" => "66031995226ac_26032024155309.jpg"
        "timbrado" => "65b126c2d969d_24012024120330.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:53:09"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 204
                "edicao_id" => 328
                "codigo" => "978-85-61702-86-1"
                "capa" => "6603199526033_26032024155309.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Linguagens, Letramento e Alfabetização (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA DE CARVALHO (UFPA)<br />\r\n
                  CARLOS ALBERTO CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CARMEM SANTANA SANTA BR&Iacute;GIDA GOMES &nbsp;<br />\r\n
                  DANIELA GOMES MEDEIROS (UNIVALI)<br />\r\n
                  DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO (UFMS)<br />\r\n
                  EDITE COLARES (UECE)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARAUJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  GEISA GABRIELLE SANTOS (UPE)<br />\r\n
                  JANICE GALLERT (UTP)<br />\r\n
                  JANY &Eacute;RIC QUEIR&Oacute;S FERREIRA (UFRA)<br />\r\n
                  JEFFERSON LUIS DA SILVA CARDOSO (UFRA)<br />\r\n
                  LILIAN CRISTINA BARATA PEREIRA NASCIMENTO (UFPA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO RAMOS LINDEMEYER &nbsp;<br />\r\n
                  REGIS JOS&Eacute; DA CUNHA GUEDES (IFPA)<br />\r\n
                  SILVANA LEMES DE SOUZA &nbsp;(FATEC)<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL &nbsp;(UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM (UFRA)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151610-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:03:30"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:54:19"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este artigo propõe reflexão sobre práticas de Letramento Literário promovidas em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escola pública, em Belém do Pará. Desde o final de 2022, foi estabelecida parceria entre o curso de Letras Libras UFRA e a EEEM Magalhães Barata, por meio do “Programa nacional residência pedagógica” (subprojeto: Letramento Literário perspectivas teórico-práticas no ensino de literatura), quando, então, percebeu-se a oportunidade de ofertar aos alunos aulas voltadas à produção de leitura literária mediadas por associação a imagens. A metodologia da leitura associada a imagens foi pensada, porque nossos alunos estão imersos em uma sociedade de múltiplas visualidades e por apresentarem baixo grau de letramento literário. Como lembra FREIRE (1989), a leitura de mundo precede e acompanha a leitura da palavra. Nesse sentido, propôs-se que os alunos, no decorrer das aulas, registrassem suas leituras em mural virtual de modo que conseguissem explicar suas leituras, bem como formassem um memorial de suas trajetórias na disciplina, afinal, como defende COSSON (2009), para que haja letramento literário, o leitor precisa se apropriar do lido; em nossas aulas, pretendeu-se instigar os alunos que fizessem a apropriação dos textos e das leituras, bem como tomassem consciência do papel de leitor que foram ocupando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.