Este trabalho discute sobre a docência masculina na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que parte da indagação sobre como os contextos podem influenciar a relação que a comunidade escolar estabelece com a figura de docentes do sexo masculino em instituições de Educação infantil. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do contexto circunscrito à escola de Educação Infantil sobre a docência masculina na Educação Infantil. O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que resultou em uma dissertação de mestrado que investigou a visão da comunidade escolar sobre homens como professores de Educação Infantil. Apoiado no suporte teórico da perspectiva ecológica de desenvolvimento humano de Bronfenbenner (1996) e na Teoria das Representações Sociais – TRS – de Moscovici (1978), os dados foram gerados por meio de observação e entrevistas em duas escolas de um município da Região Metropolitana de Fortaleza, sendo uma em contexto urbano e outra em contexto rural, analisados à luz das relações entre os diferentes níveis de contexto. Foi possível evidenciar que os modos como a comunidade representa e se relaciona com a presença masculina na docência com crianças pequenas varia conforme os contextos e como as relações se dão. O estudo sobre a docência masculina na etapa da Educação Infantil, um campo de atuação, ocupado histórica e predominante pelo gênero feminino, torna-se relevante no sentido de trazer à tona uma discussão polêmica que envolve múltiplos fatores. Além disso, sua importância reside no fato de romper com a invisibilidade da presença de homens como professores em instituições de Educação Infantil.