Artigo CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-88-5

AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 09 - Educação Infantil
"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105895
    "edicao_id" => 329
    "trabalho_id" => 4901
    "inscrito_id" => 18798
    "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A Educação Infantil é tida como a primeira etapa de ensino da educação básica e é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, de modo que o lúdico deve estar inserido nas atividades que permeiam esse processo, pois, o ato de brincar é valioso para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de refletir acerca da criança, da educação infantil e das implicações do brincar para o desenvolvimento integral da criança no contexto social contemporâneo. Brincar é uma atividade interativa que acontece espontaneamente e de forma autentica, livre e sem julgamentos. Para tanto, o brincar é um canal direto que a criança utiliza para expressar desejos e emoções, potencializando o desenvolvimento das suas habilidades motoras, cognitivas, físicas, afetivas e sociais e que são fundamentais para o processo de sua constituição humana e de sua psique humana, assim o estudo se justifica por entender que as brincadeiras e jogos presentes na infância propiciarão aprendizagens significativas para a vida futura da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica aliada a estudos de documentos legais que norteiam o trabalho pedagógico na educação infantil brasileira, com natureza qualitativa dos dados, de modo que diversos autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Sarmento (2005), Oliveira (2014) asseguram que as experiências brincantes favorecem o pleno desenvolvimento da criança."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18798_TB4901_12092023103404.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:40:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105895
    "edicao_id" => 329
    "trabalho_id" => 4901
    "inscrito_id" => 18798
    "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A Educação Infantil é tida como a primeira etapa de ensino da educação básica e é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, de modo que o lúdico deve estar inserido nas atividades que permeiam esse processo, pois, o ato de brincar é valioso para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de refletir acerca da criança, da educação infantil e das implicações do brincar para o desenvolvimento integral da criança no contexto social contemporâneo. Brincar é uma atividade interativa que acontece espontaneamente e de forma autentica, livre e sem julgamentos. Para tanto, o brincar é um canal direto que a criança utiliza para expressar desejos e emoções, potencializando o desenvolvimento das suas habilidades motoras, cognitivas, físicas, afetivas e sociais e que são fundamentais para o processo de sua constituição humana e de sua psique humana, assim o estudo se justifica por entender que as brincadeiras e jogos presentes na infância propiciarão aprendizagens significativas para a vida futura da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica aliada a estudos de documentos legais que norteiam o trabalho pedagógico na educação infantil brasileira, com natureza qualitativa dos dados, de modo que diversos autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Sarmento (2005), Oliveira (2014) asseguram que as experiências brincantes favorecem o pleno desenvolvimento da criança."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID18798_TB4901_12092023103404.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:40:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 329
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
        "logo" => null
        "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
        "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 329
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
        "logo" => null
        "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
        "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 205
                "edicao_id" => 329
                "codigo" => "978-85-61702-88-5"
                "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n
                  ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n
                  ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n
                  ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n
                  FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n
                  LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n
                  P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n
                  ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n
                  SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 205
                "edicao_id" => 329
                "codigo" => "978-85-61702-88-5"
                "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n
                  ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n
                  ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n
                  ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n
                  FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n
                  LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n
                  P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n
                  ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n
                  SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A Educação Infantil é tida como a primeira etapa de ensino da educação básica e é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, de modo que o lúdico deve estar inserido nas atividades que permeiam esse processo, pois, o ato de brincar é valioso para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de refletir acerca da criança, da educação infantil e das implicações do brincar para o desenvolvimento integral da criança no contexto social contemporâneo. Brincar é uma atividade interativa que acontece espontaneamente e de forma autentica, livre e sem julgamentos. Para tanto, o brincar é um canal direto que a criança utiliza para expressar desejos e emoções, potencializando o desenvolvimento das suas habilidades motoras, cognitivas, físicas, afetivas e sociais e que são fundamentais para o processo de sua constituição humana e de sua psique humana, assim o estudo se justifica por entender que as brincadeiras e jogos presentes na infância propiciarão aprendizagens significativas para a vida futura da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica aliada a estudos de documentos legais que norteiam o trabalho pedagógico na educação infantil brasileira, com natureza qualitativa dos dados, de modo que diversos autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Sarmento (2005), Oliveira (2014) asseguram que as experiências brincantes favorecem o pleno desenvolvimento da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.