A Educação Infantil é tida como a primeira etapa de ensino da educação básica e é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, de modo que o lúdico deve estar inserido nas atividades que permeiam esse processo, pois, o ato de brincar é valioso para o desenvolvimento global da criança. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de refletir acerca da criança, da educação infantil e das implicações do brincar para o desenvolvimento integral da criança no contexto social contemporâneo. Brincar é uma atividade interativa que acontece espontaneamente e de forma autentica, livre e sem julgamentos. Para tanto, o brincar é um canal direto que a criança utiliza para expressar desejos e emoções, potencializando o desenvolvimento das suas habilidades motoras, cognitivas, físicas, afetivas e sociais e que são fundamentais para o processo de sua constituição humana e de sua psique humana, assim o estudo se justifica por entender que as brincadeiras e jogos presentes na infância propiciarão aprendizagens significativas para a vida futura da criança. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica aliada a estudos de documentos legais que norteiam o trabalho pedagógico na educação infantil brasileira, com natureza qualitativa dos dados, de modo que diversos autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Sarmento (2005), Oliveira (2014) asseguram que as experiências brincantes favorecem o pleno desenvolvimento da criança.