O presente texto visa trazer reflexões sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A educação foi uma das mais afetadas durante a pandemia e, para os professores, o peso disso parece ter sido ainda maior, pois as expectativas depositadas sobre os docentes foram enormes, Esperávamos, na verdade, que os mesmos resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes, mas em um contexto totalmente diferente e sem lhes apresentarem na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação adequada prévia para iniciar as aulas remotamente. A avaliação, ao longo do tempo, vem sendo tema de estudo e pesquisa. Porém, esses reflexos pouco têm chegado ao chão da escola e nos cursos de Formação Continuada, na busca de um processo inclusivo que caminhe junto e oriente o processo de aprendizagem e a prática pedagógica. A proposta deste artigo visa subsidiar o trabalho dos professores, proporcionando uma reflexão coletiva de caráter teórico-prático sobre as concepções e as práticas de avaliação mais presentes nos Centros Municipais de Educação Infantil ao buscar a construção de instrumentos avaliativos orientados por uma perspectiva formativa para subsidiar o trabalho dos professores. Por meio de um processo dialógico, com esses professores, objetiva-se reunir essas reflexões na forma de um e-book para orientar as docentes nessa etapa da Educação Básica. Para tanto, o caminho é o realizar com professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) um curso de formação, de modo a oferecer momentos de aprendizagem referente ao processo avaliativo do ser humano de até cinco anos de idade.