Este artigo aborda a importância do resgate do brincar por meio das brincadeiras tradicionais, tendo em vista que o celular está presente desde muito cedo no cotidiano das crianças; que por vezes impossibilita o manejo com diferentes brincadeiras tradicionais, na qual tais brinquedos são esquecidos. Tem como objetivo propiciar o contato com as diversas brincadeiras utilizando os brinquedos tais como: bonecas, bolas, carrinhos, pião, entre outros; para que possam aprender a conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se; além da interação entre o grupo e desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais, que são a base para seu pleno desenvolvimento. Para tanto, utilizou - se a pesquisa qualitativa, com um estudo de caso envolvendo uma turma composta de 22 crianças matriculadas na educação infantil, de uma escola pública da cidade Venda Nova do Imigrante, no Estado do Espírito Santo. Os resultados foram surpreendentes. As interações das crianças com os brinquedos oportunizaram a exploração tanto do objeto quanto dos espaços; a troca entre os pares aproximou-as oportunizando um ambiente mais acolhedor de empatia e ajuda mútua. Observou-se ainda, melhora no comportamento. O ato de compartilhar e dividir ficaram presente na turma, além de as crianças colaborarem na organização do espaço como um todo. Em vista disso, observou-se que o resgate das brincadeiras tradicionais oportuniza às crianças atividades prazerosas e substitutivas às tecnologias, sobretudo, no ambiente escolar.