As interações sociais que impactam diretamente na aprendizagem, podem ocorrer e lugares diferentes da sala de aula, onde os alunos são capazes de aprenderem em suas interações mútuas. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo geral apresentar o paradigma sócio interacionista de Vygotsky como motor das diversas aprendizagens que ocorrem no ambiente escolar. Assim, os objetivos específicos buscarão detalhar a teoria da interação social de Vygotsky, compreender o papel da socialização e a importância da interação no processo de aprendizagem na educação e por fim, apresentar o ambiente escolar, sua estrutura, ferramentas e indivíduos como espaços próprios para interação social. Para desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pelo método de revisão bibliográfica. Por fim, este artigo não esgota o tema em questão, sugere-se a realização de um novo estudo de caso, onde as ideias aqui apresentadas possam ser refutadas ou reafirmadas. Além disso, sugere-se a aplicação de um estudo de caso, a fim de avaliar o potencial de crianças que possuem constante interação social, frente aquelas que não se sociabilizam.