A presente pesquisa buscou compreender como a organização dos espaços das instituições da Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de Teses e Dissertações identificadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período de 2015 a 2021 e, posteriormente, foram submetidas ao método Análise de Conteúdo. Os dados da pesquisa possibilitaram identificar as potencialidades e os desafios para a organização dos mais diversos espaços nas instituições de Educação Infantil. Dentre as potencialidades, identificamos que a organização do espaço pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade e do imaginário infantil, além de favorecer a interação das crianças com os objetos situados no espaço, com os adultos e com outras crianças. Por sua vez, os desafios identificados relacionam-se principalmente às dificuldades encontradas por alguns educadores em reconhecerem determinados espaços como educativos, aos problemas relacionados à estrutura física das instituições de Educação Infantil que comprometem o desenvolvimento de práticas educativas de qualidade, dentre outros desafios. De uma maneira geral, os resultados da pesquisa indicaram que a organização do espaço e dos materiais e objetos que o compõe é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil, pois favorece a criatividade, a autoconfiança, a autonomia, a exploração dos mais diversos ambientes e a interação das crianças com seus pares e com outros adultos.