Ao iniciar a investigação do Mestrado em educação, que visa compreender o que as crianças, público-alvo da educação especial e inclusiva, falam sobre suas transições da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolveu-se o estado do conhecimento sobre o histórico que constituiu os pressupostos da Educação Especial no Brasil. Nele, realizou-se um breve levantamento de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Desse modo, o objetivo central deste texto consiste em apresentar alguns dos principais marcos históricos e políticos na implementação da Educação Especial no âmbito brasileiro, considerando os direitos garantidos pelo Estado ao público-alvo da Educação Especial. Destaca-se, a viabilidade do referido trabalho ao considerar que todas as crianças, independente de suas características físicas, sociais ou genéticas, são sujeitos competentes e produtores de saberes, desse modo, salienta-se a importância da Educação Especial, voltada para crianças com diferentes tipos de deficiências, transtornos globais do neurodesenvolvimento, altas habilidades ou superdotação, enquanto uma modalidade de ensino que proporcionará meios pedagógicos lúdicos e eficazes para a inclusão e o desenvolvimento pleno desse público, considerando suas singularidades e o aprimoramento de suas habilidades. Assim, busca-se uma reflexão sobre os avanços alcançados e a necessidade de se discutir sobre tal temática na contemporaneidade.