O objetivo deste artigo é a elaboração do estado da arte na área da Educação Especial e Inclusiva no âmbito das produções do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O objetivo central deste mapeamento consistiu em apontarmos as possíveis contribuições das pesquisas realizadas pelo Programa de Mestrado mencionado para o processo de inclusão e acessibilidade promovido pela atuação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do Ifal. O acesso às pesquisas se deu por meio da plataforma EduCapes. Adotamos uma metodologia de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. O ProfEPT local iniciou suas atividades em 2018 e possui duas turmas concluídas e três em andamento. Ao longo deste período, foram realizadas 51 defesas, com 8 dessas sendo na área da Educação Especial e Inclusiva, o que corresponde a 15,7% do total de Produtos Educacionais validados até o momento. Verificou-se que as discussões pertinentes à cultura e comunidade surdas, bem como às pertinentes aos conceitos de inclusão escolar, predominaram entre os temas escolhidos, com 3 trabalhos para cada. Por fim, temos o tema da acessibilidade, que contou com 2 produções. Observou-se que a abrangência do público-alvo desses produtos alcançou toda a comunidade interna do Ifal: discentes, docentes e técnicos administrativos.