O estudo foi desenvolvido em contexto regular de ensino com estudantes matriculados em turma de 2º Ano, Ciclo I, na EMEF Olga Benário. E apresenta como objetivo a descrição das ações pedagógicas desenvolvidas de forma colaborativa por duas docentes: uma lotada na sala regular (SR) e a outra em Sala de Recurso Multifuncional (SRM) para a inclusão de estudante com deficiência visual em contexto regular de ensino. Para tanto, a pesquisa dialoga com os autores Cappellini (2018), Feire (2022A, 2022B, 2022C, 2022D), Mosquera (2010), Pereira (2021), Nascimento (2020), Marco (2020), Baptista (ORG., 2019), Carvalho (2013), Pletsch (2014) e Rodrigues (ORG.,2016) para o embasamento de tal prática. A pesquisa também mostra o percurso metodológico adotado pelas professoras com vistas à inclusão de estudante cega em turma de 2ºAno, Ciclo I. Portanto, o estudo apresenta como resultados a efetiva inclusão de estudante cega em contexto regular de ensino bem como o sentimento de pertencimento à escola e o não estranhamento, por parte dos demais colegas de sala de aula, dos recursos utilizados por uma pessoa cega que, a propósito, garantem sua autonomia.