A dupla excepcionalidade refere-se à condição em que uma pessoa possui altas habilidades ou superdotação concomitante à deficiência ou transtornos funcionais. No âmbito escolar, essa combinação pode apresentar desafios únicos e complexos. De um lado, as altas habilidades ou superdotação são caracterizadas por um desempenho cognitivo acima da média em áreas específicas, por outro lado, o autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e interação social e o comportamento. Diante disso, o objetivo deste capítulo foi averiguar o que tem sido pesquisado sobre a dupla excepcionalidade, considerando altas habilidades ou superdotação e autismo em artigos científicos. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática, cuja coleta dos dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES e no portal Education Resources Information Center (ERIC). O material selecionado foi analisado de acordo às seguintes categorias: a) identificação e diagnóstico; b) perfil cognitivo; c) aspectos educacionais; d) aspectos emocionais. Os resultados indicaram que a dupla excepcionalidade, considerando os artigos que versam sobre altas habilidades ou superdotação e autismo, ainda é um tema pouco explorado no Brasil se comparado aos estudos internacionais. Espera-se, que as reflexões contidas neste trabalho despertem o interesse e contribuam com pesquisas futuras sobre o tema no contexto brasileiro.