Cultivar uma cultura colaborativa na escola, tendo em vista potencializar o trabalho dos professores, principalmente no que se refere à inclusão de estudantes com deficiência é um desafio da atualidade. A universidade Federal de São Carlos tem se destacado na produção nessa área, por isso o objetivo dessa pesquisa é caracterizar a produção acadêmica de teses e dissertações sobre ensino colaborativo na base de dados do programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no período de 2018 a 2022. Para isto foi realizado um levantamento no repositório institucional com as palavras-chave: ensino colaborativo e coensino nos últimos 05 anos. Foram identificadas 09 produções. O foco da investigação foi nos aspectos conceituais e nas estratégias metodológicas de implementação, no tocante evidenciar propostas exitosas para o desenvolvimento de ações que assegurem a prática do ensino colaborativo ou coensino com intuito de garantir o direito à educação aos alunos público-alvo da educação especial. Dessa maneira os resultados apresentaram que o ensino colaborativo consolida-se como critério para efetivar uma prática educacional que não apenas garante o acesso, mas, também, se preocupa com a permanência e a qualidade do ensino ofertado aos alunos. Sendo assim, o ensino colaborativo ainda pouco estudado no Brasil possui caráter indispensável na construção de contextos pedagógicos de inclusão escolar, com vistas a garantir a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes