O artigo trata da educação física como ferramenta para a existência de uma pedagogia inclusiva. Objetivo: analisar as práticas educativas propostas pela Educação Física para a contribuição da formação de uma pedagógica inclusiva, considerando as realidades dos educandos na escola, para as nossas reflexões e debates, trazemos as concepções de Ferreira (2013), Mauerberg de Castro (2013), Rodrigues (2005), Mantoan (2003), Mittler (2003), além da Constituição Federal de 1988 e LDB Lei nº 9394/96, que trouxeram conceitos, ideias e experiências, referente aos processos e desafios enfrentado pela disciplina de educação física em adequar seus conteúdos e metodologia em contribuições para as práticas pedagógicas inclusivas com a emancipação desse modelo pedagógicos no cotidiano escolar. Quanto a metodologia, optamos por uma abordagem de estudos de referências bibliográficas, com ênfase nos procedimentos metodológicos de análise de conteúdo. Por fim, a pesquisa demostrou que a prática da Educação Física escolar traz benefícios e formação do aprendizado para alunos com necessidades educativas especiais, preparando para a vida, a promoção social e cidadania.