Afirma-se que dificuldades para decifrar palavras, ler com fluência e escrever corretamente, são sintomas identificados em pessoas com dislexia. Esses sintomas devem ser diagnosticados com o parecer técnico de especialistas nas áreas da psicopedagogia e fonoaudiologia. O interesse pelo objeto de estudo tem início tendo como referência na atuação com Psicopedagogia clínica e institucional perceber as dificuldades dos professores ao preencherem a avaliação individual dos seus alunos. Esse estudo tem como objetivo geral investigar se os docentes do Ensino Fundamental anos iniciais diferenciam dislexia das demais dificuldades de aprendizagem. E como específicos apresentar sintomas da dislexia e destacar características das dificuldades de aprendizagem. Pensando em contribuir para especificar dúvidas sobre esse assunto, buscou-se referências na psicopedagogia para compreender conceitos inerentes ao assunto. Portanto, a base teórica está fundamentada em: Associação Brasileira de Dislexia (ABD,2016), Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5, American Psychiatric Associations (2000), Vygostisky (1987), Piaget (1990), Gardner (2000), Antunes (2002), dentre outros. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com 10 professores. O lócus da pesquisa foi uma escola municipal urbana no município de Exu – PE. E uma escola estadual do campo no município de Mossoró – RN. Identificou-se que professores ainda não conseguem identificar e/ou diferenciar os diferentes transtornos de aprendizagem e em alguns casos esses transtornos são confundidos com a “dispedagogia...”