O universo escolar é rico em possibilidades de análise, seja porque a escola como instituição social pode ser encarada como reprodutora ideológica do Estado e, nesse caso, tenderá a perpetuar estruturas de dominação e exclusão, seja porque também é o espaço dotado de capacidade de emancipação rumo à autonomia dos educandos. Adotando-se a concepção da escola como instituição que promove a emancipação do indivíduo, ganha relevo a análise de técnicas e estratégias desenvolvidas pela comunidade escolar e mormente pelo professor, que sejam capazes de buscando fortalecer a percepção que os alunos tenham de si, também sejam capazes de enxergar o outro, numa perspectiva de alteridade que gere inclusão. A pesquisa tem como objetivo demonstrar como o autoconhecimento a partir do despertar dos sentidos, pela dinâmica de grupo, mediante a utilização do lúdico, pode contribuir para trabalhar a diferença numa perspectiva inclusiva. São objetivos específicos analisar a ferramenta do despertar dos sentidos como contribuição na busca do autoconhecimento, discorrer sobre a utilização da ludicidade como estratégia eficaz para compartilhar e sedimentar sociabilidades construtivas e investigar se o conceito de diversidade é suficiente para tratar da questão inclusiva. A pesquisa foi realizada na escola municipal, Jonas Correia de Oliveira, localizada na zona rural de Jupi-PE, município do Agreste Meridional de Pernambuco, com alunos do 6º e 7º anos, do ensino fundamental. O estudo é qualitativo, exploratório, pesquisa participante, delineando-se em pesquisa bibliográfica e utilizando como técnica de coleta de dados, o questionário semi-estruturado e as anotações de campo. Os resultados da pesquisa apontam para o aprofundamento das relações interpessoais com melhora da autoestima e percepção do outro no sentido da necessidade de solidariedade e busca da inclusão. No que diz respeito às conclusões entende-se que generalizações mais conclusivas requerem um aprofundamento do estudo com o consequente aumento do tamanho da amostra pesquisada.