Na perspectiva de reduzir barreiras de acesso à aprendizagem e promover uma educação equitativa e inclusiva, as metodologias ativas servem como fundamental instrumento metodológico no processo pedagógico de ensino-aprendizagem. A flexibilidade e estratégia, permitem que os estudantes da educação especial participem de forma direta ao se envolverem de maneira funcional e significativa no currículo escolar. Sob este viés, condiz ofertar subsídios no sentido que possa atender a todos os alunos, respeitando a diversidade e os estilos de aprender com uma prática pedagógica mais acessível. Essas metodologias não são um assunto novo, é um dos temas de grande discussão por pesquisadores ao longo dos eventos da história da educação. Seguindo o referencial-metodológico, Dewey (1950), Bruner (1978), Freire (1996), Vygotsky (1998), Piaget (2006) e Moran (2018) são contribuintes na ideia da defesa de que o indivíduo possa estar no centro da sua aprendizagem, se tronando um sujeito autônomo através das possibilidades pedagógicas a qual são inseridos para investigar, descobrir e solucionar. O desenvolvimento do trabalho dar-se-á pela pesquisa bibliográfica, revisando obras da literatura acadêmica com uma análise meticulosa e aberta dos textos publicados, reunindo teorias direcionadas a temática. Tendo como resultados, ao trabalhar as metodologias ativas, as novas experiências proporcionam aprendizagem aos alunos da educação especial, dentro e fora da sala de aula, exigindo a necessidade de tornar o estudante protagonista da sua aprendizagem ao se envolver com as atividades, uma vez complexas, no entanto, as atividades ficam mais flexíveis com ajuda docente ao reinventar novas condição para aproximar o aluno aos conhecimentos.