Este artigo tem como objetivo apresentar a atual definição da deficiência intelectual e seus sistemas de apoios, a partir dos estudos da American Association of Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), e analisar suas contribuições para o planejamento de estratégias de individualização do ensino para estudantes com deficiência intelectual. A pesquisa possui abordagem qualitativa, e metodologia baseada na revisão narrativa da literatura. Como resultado foi possível constatar que a atual definição da deficiência intelectual se difere da anterior por localizar a idade de aparição aos 21 anos, ao invés dos 18 anos. Além disto, destaca a abordagem multidimensional do funcionamento humano, baseado no paradigma de apoios, e na ênfase para a qualidade de vida do sujeito. Nesta perspectiva, as dificuldades que manifestam a deficiência intelectual estão diretamente relacionadas aos serviços de apoio que este sujeito tem à sua disposição. Nesse sentido, corrobora-se a importância de apoios individualizados no espaço escolar, como o Plano Educacional Individualizado (PEI), voltado para acessibilidade curricular e inclusão escolar do educando com deficiência, e o Plano Individualizado de Transição (PIT), que aliado ao PEI tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades que auxiliem o educando jovem e/ou adulto no processo de transição da escola para uma vida independente.