Artigo CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-87-8

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL COM DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS MUNICÍPIOS DE FEIRA NOVA E BOM JARDIM, NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação Especial
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105848
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 3244
    "inscrito_id" => 13493
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL COM DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS MUNICÍPIOS DE FEIRA NOVA E BOM JARDIM, NO ESTADO DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "A educação inclusiva consiste naquela que tem como objetivo acolher os estudantes com necessidades especiais e apoiá-los levando em consideração suas especificidades, sem segregar. Todavia, quando inserirmos a educação inclusiva no contexto educacional brasileiro é sabido que esta, haja vista as diversas peculiaridades existentes neste sistema, necessita de maior cuidado, atenção e cautela, e por isso, faz-se necessário pensar em metodologias de ensino diferentes para as aulas de Geografia, considerando que, cada aluno contém uma particularidade. A escola deve ser um ambiente multicultural, onde venha a atender um público diversificado, com objetivos, ideologias e necessidades diferentes, buscando atingir suas características próprias e únicas. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a Geografia no contexto da educação inclusiva e sua importância no ambiente escolar, tendo como enfoque as formas de abordagens dos conteúdos, além da busca de estratégias para facilitação da aprendizagem. Para isso, a presente pesquisa é de caráter exploratório, e foi realizada com docentes da rede pública dos municípios de Feira Nova e Bom Jardim, no Estado de Pernambuco. O método adotado consistiu no qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores de Geografia que tenham em sala de aula alunos portadores de algum tipo de necessidade especial. A inclusão escolar é um assunto que ainda merece atenção, principalmente relacionado a repensar as práticas no ensino da Geografia, buscando sempre incluir os estudantes e trazer formas de abordagens diferenciadas dos conteúdos para que o aprendizado aconteça de forma efetiva, visto que a partir desta pesquisa percebe-se que as práticas tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes. O ensino da geografia na Educação Inclusiva é imprescindível, pois, a partir desta ciência é possível desenvolver no cidadão a habilidade de construir um olhar crítico e reflexivo do mundo, compreendendo e relacionando à realidade vivenciada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13493_TB3244_13112023221516.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RHAISSA FRANCISCA TAVARES DE MELO BALDER"
    "autor_nome_curto" => "RHAISSA BALDER"
    "autor_email" => "rhaissatavares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105848
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 3244
    "inscrito_id" => 13493
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL COM DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS MUNICÍPIOS DE FEIRA NOVA E BOM JARDIM, NO ESTADO DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "A educação inclusiva consiste naquela que tem como objetivo acolher os estudantes com necessidades especiais e apoiá-los levando em consideração suas especificidades, sem segregar. Todavia, quando inserirmos a educação inclusiva no contexto educacional brasileiro é sabido que esta, haja vista as diversas peculiaridades existentes neste sistema, necessita de maior cuidado, atenção e cautela, e por isso, faz-se necessário pensar em metodologias de ensino diferentes para as aulas de Geografia, considerando que, cada aluno contém uma particularidade. A escola deve ser um ambiente multicultural, onde venha a atender um público diversificado, com objetivos, ideologias e necessidades diferentes, buscando atingir suas características próprias e únicas. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a Geografia no contexto da educação inclusiva e sua importância no ambiente escolar, tendo como enfoque as formas de abordagens dos conteúdos, além da busca de estratégias para facilitação da aprendizagem. Para isso, a presente pesquisa é de caráter exploratório, e foi realizada com docentes da rede pública dos municípios de Feira Nova e Bom Jardim, no Estado de Pernambuco. O método adotado consistiu no qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores de Geografia que tenham em sala de aula alunos portadores de algum tipo de necessidade especial. A inclusão escolar é um assunto que ainda merece atenção, principalmente relacionado a repensar as práticas no ensino da Geografia, buscando sempre incluir os estudantes e trazer formas de abordagens diferenciadas dos conteúdos para que o aprendizado aconteça de forma efetiva, visto que a partir desta pesquisa percebe-se que as práticas tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes. O ensino da geografia na Educação Inclusiva é imprescindível, pois, a partir desta ciência é possível desenvolver no cidadão a habilidade de construir um olhar crítico e reflexivo do mundo, compreendendo e relacionando à realidade vivenciada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13493_TB3244_13112023221516.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RHAISSA FRANCISCA TAVARES DE MELO BALDER"
    "autor_nome_curto" => "RHAISSA BALDER"
    "autor_email" => "rhaissatavares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A educação inclusiva consiste naquela que tem como objetivo acolher os estudantes com necessidades especiais e apoiá-los levando em consideração suas especificidades, sem segregar. Todavia, quando inserirmos a educação inclusiva no contexto educacional brasileiro é sabido que esta, haja vista as diversas peculiaridades existentes neste sistema, necessita de maior cuidado, atenção e cautela, e por isso, faz-se necessário pensar em metodologias de ensino diferentes para as aulas de Geografia, considerando que, cada aluno contém uma particularidade. A escola deve ser um ambiente multicultural, onde venha a atender um público diversificado, com objetivos, ideologias e necessidades diferentes, buscando atingir suas características próprias e únicas. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a Geografia no contexto da educação inclusiva e sua importância no ambiente escolar, tendo como enfoque as formas de abordagens dos conteúdos, além da busca de estratégias para facilitação da aprendizagem. Para isso, a presente pesquisa é de caráter exploratório, e foi realizada com docentes da rede pública dos municípios de Feira Nova e Bom Jardim, no Estado de Pernambuco. O método adotado consistiu no qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores de Geografia que tenham em sala de aula alunos portadores de algum tipo de necessidade especial. A inclusão escolar é um assunto que ainda merece atenção, principalmente relacionado a repensar as práticas no ensino da Geografia, buscando sempre incluir os estudantes e trazer formas de abordagens diferenciadas dos conteúdos para que o aprendizado aconteça de forma efetiva, visto que a partir desta pesquisa percebe-se que as práticas tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes. O ensino da geografia na Educação Inclusiva é imprescindível, pois, a partir desta ciência é possível desenvolver no cidadão a habilidade de construir um olhar crítico e reflexivo do mundo, compreendendo e relacionando à realidade vivenciada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.