O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta algumas peculiaridades em relação aos demais níveis de ensino. Isso porque, a construção das noções e das categorias temporais ocorre de forma gradual ao longo da primeira infância. No caso das crianças surdas, há que se levar em conta, além da maturidade cognitiva para construção de conceitos, o estágio do processo de aquisição da língua de sinais em que elas se encontram. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo discutir os fundamentos teórico-metodológicos que podem nortear as práticas docentes no ensino de História para crianças surdas, nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, embasada nos estudos de Bittencourt (2018), Guimarães (2012), Fermiano (2014) e Quadros (2008). Também buscou-se dialogar com documentos oficiais tais como, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa - MEC/SECADI (2014). Como resultados, percebe-se a necessidade de levar em consideração os conhecimentos socioculturais e linguísticos prévios dos estudantes surdos e utilizá-los como ponto de partida para a construção das noções e categorias histórico-temporais.