Este trabalho apresenta excerto de pesquisa de mestrado já qualificada, em desenvolvimento em instituição pública, sobre a inclusão social educacional de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual investiga a proposta educacional orientadora do Centro Unificado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), na cidade de São Paulo, com o objetivo de compreender e apontar limites e possibilidades de realização da preparação deste público para o mundo do trabalho conforme projeto da instituição. Para efeito desta apresentação discute a perspectiva de professoras sobre o objetivo educacional constante no projeto do CIEJA de preparação desses estudantes para o mundo do trabalho na relação com concepções de deficiência intelectual, EJA e preparação para o trabalho expressas pelas entrevistadas. A fundamentação teórica e a análise de dados têm como base contribuições de estudos de políticas e história da educação de jovens e adultos no Brasil com ênfase na educação especial e inclusiva e as contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotsky e colaboradores sobre a educação e o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual. Este trabalho enfoca a proposta de uma unidade educacional e ressalta aspectos de seu fazer atual, assim como recorre a entrevistas semiestruturadas realizadas com oito professoras de um CIEJA do município. Com base na abordagem qualitativa descritiva, as análises buscam a articulação entre documentos estudados e dizeres de professoras sobre a educação para o mundo do trabalho problematizando e refletindo os desafios que determinam a realização desse objetivo social educacional em sua relação com as práticas de inclusão desses estudantes e, nesse contexto, de sua preparação para o mundo do trabalho.