Artigo CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-87-8

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: O DESENHO UNIVERSAL COMO ABORDAGEM PARA A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação Especial
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105859
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 5268
    "inscrito_id" => 20622
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: O DESENHO UNIVERSAL COMO ABORDAGEM PARA A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho circunda a temática das práticas desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncional problematizando o fato de que muitas práticas pedagógicas desses espaços de atendimento educacional especializados funcionam como repetições das práticas que se desenvolve em sala de aula regular. Assim, este estudo tem por objetivo compreender como o Desenho Universal para a Aprendizagem pode se constituir como uma abordagem para promoção de práticas que desenvolve autonomia, aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Esta pesquisa funda-se nas contribuições teóricas que discorrem acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem e as Práticas Pedagógicas Inclusivas no Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e de campo de abordagem de análises qualitativa, os participantes da pesquisa são 11 professores atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede de Ensino Estadual e Municipal de uma cidade do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestrturado e, suas respostas evidenciam grande engajamento com o trabalho que desenvolvem, ciência da importância desse serviço para a Educação Inclusiva e compreendem a necessidade de se desenvolver práticas mais inclusivas em detrimento à repetições dos conteúdos de sala de aula regular."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20622_TB5268_29072023174633.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSENEIDE MARIA BATISTA CIRINO"
    "autor_nome_curto" => "ROSENEIDE"
    "autor_email" => "roseneide.cirino@unespar.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105859
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 5268
    "inscrito_id" => 20622
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: O DESENHO UNIVERSAL COMO ABORDAGEM PARA A CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => "Este trabalho circunda a temática das práticas desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncional problematizando o fato de que muitas práticas pedagógicas desses espaços de atendimento educacional especializados funcionam como repetições das práticas que se desenvolve em sala de aula regular. Assim, este estudo tem por objetivo compreender como o Desenho Universal para a Aprendizagem pode se constituir como uma abordagem para promoção de práticas que desenvolve autonomia, aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Esta pesquisa funda-se nas contribuições teóricas que discorrem acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem e as Práticas Pedagógicas Inclusivas no Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e de campo de abordagem de análises qualitativa, os participantes da pesquisa são 11 professores atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede de Ensino Estadual e Municipal de uma cidade do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestrturado e, suas respostas evidenciam grande engajamento com o trabalho que desenvolvem, ciência da importância desse serviço para a Educação Inclusiva e compreendem a necessidade de se desenvolver práticas mais inclusivas em detrimento à repetições dos conteúdos de sala de aula regular."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20622_TB5268_29072023174633.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSENEIDE MARIA BATISTA CIRINO"
    "autor_nome_curto" => "ROSENEIDE"
    "autor_email" => "roseneide.cirino@unespar.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho circunda a temática das práticas desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncional problematizando o fato de que muitas práticas pedagógicas desses espaços de atendimento educacional especializados funcionam como repetições das práticas que se desenvolve em sala de aula regular. Assim, este estudo tem por objetivo compreender como o Desenho Universal para a Aprendizagem pode se constituir como uma abordagem para promoção de práticas que desenvolve autonomia, aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Esta pesquisa funda-se nas contribuições teóricas que discorrem acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem e as Práticas Pedagógicas Inclusivas no Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e de campo de abordagem de análises qualitativa, os participantes da pesquisa são 11 professores atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede de Ensino Estadual e Municipal de uma cidade do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestrturado e, suas respostas evidenciam grande engajamento com o trabalho que desenvolvem, ciência da importância desse serviço para a Educação Inclusiva e compreendem a necessidade de se desenvolver práticas mais inclusivas em detrimento à repetições dos conteúdos de sala de aula regular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.