Este trabalho circunda a temática das práticas desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncional problematizando o fato de que muitas práticas pedagógicas desses espaços de atendimento educacional especializados funcionam como repetições das práticas que se desenvolve em sala de aula regular. Assim, este estudo tem por objetivo compreender como o Desenho Universal para a Aprendizagem pode se constituir como uma abordagem para promoção de práticas que desenvolve autonomia, aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Esta pesquisa funda-se nas contribuições teóricas que discorrem acerca do Desenho Universal para a Aprendizagem e as Práticas Pedagógicas Inclusivas no Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e de campo de abordagem de análises qualitativa, os participantes da pesquisa são 11 professores atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede de Ensino Estadual e Municipal de uma cidade do Estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestrturado e, suas respostas evidenciam grande engajamento com o trabalho que desenvolvem, ciência da importância desse serviço para a Educação Inclusiva e compreendem a necessidade de se desenvolver práticas mais inclusivas em detrimento à repetições dos conteúdos de sala de aula regular.