Na perspectiva da pertinência da educação formal às inclusões social e educacional de pessoas com deficiência, observa-se a relevância da análise da produção de conhecimentos acerca da inclusão escolar. Este estudo é parte de uma dissertação e teve como objetivo geral, analisar a trajetória de pesquisas em educação especial em âmbito nacional, direcionadas aos processos de inclusão escolar aos alunos com deficiência intelectual. Caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, descritiva, de abordagem qualitativa com base em elementos do método dialético. Resgatou-se parte da produção científica de teses e dissertações no Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente à inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual no período de 2013 a 2019, com foco na prática docente. Foi possível identificar 18 dissertações e 04 teses, empregando-se nessa busca palavras-chave e leitura dos resumos dos trabalhos que apresentavam maior proximidade com os eixos de interesse similares a esta pesquisa incluindo, assim investigações sobre inclusão educativa, desafios e possibilidades da inclusão de alunos com deficiência intelectual, prática pedagógica no ensino comum e no AEE. Os resultados, apresentaram à inclusão educativa como um processo caracterizado por certos avanços nas práticas, que oportunizaram maior interação social dos alunos com deficiência e nas questões voltadas à reflexão de ações pedagógicas direcionadas a este público.