Resumo: O aumento no número de diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH, associado ao considerável aumento no uso de metilfenidato, psicoestimulante usado para inibir as disfunções do TDAH, revela que estamos no período em que mais tem se diagnosticados crianças com esse transtorno, e o tratamento somente com a medicação é ineficiente, uma vez que ao suspender o uso, os sintomas retornam na mesma intensidade. O objetivo da pesquisa conhecer quais práticas interventivas podem ser usadas na estimulação cognitiva de crianças com TDAH como alternativa ao uso da medicação. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativa através de uma rescisão de literatura sobre o tema no portal da Pubmed, em um recorte temporal de 2020 a 2023, período de aumento dos diagnósticos. Como resultado, encontramos que a união da tríade, família, escola e terapia, os ambientes que a criança permeia, tem papel fundamental de articular meios que auxiliem a modulação comportamental da desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, reduzindo drasticamente os prejuízos do transtorno. Dessa forma, se faz necessário saber quais práticas interventivas podem ser usadas no tratamento de TDA e TDAH que possam servir de alternativa ao tratamento medicamentoso.